Uma pesquisa recente da empresa GfK mostrou o nível de confiança das pessoas em relação a 20 profissionais, tanto no Brasil como no mundo. Nos dois rankings, os bombeiros são os que estão melhor na fita e os políticos são os que inspiram menos confiança. Ou seja, nada de novo. Está mais do que provado que essa coisa de salvar gatinhos em árvores e posar pelado para calendários pega super bem com a opinião pública, principalmente a feminina. E roubar dinheiro público (ou viver de atos secretos) não está com nada.
Mas o que mais chamou a atenção no ranking brasileiro – alerta feito por um velho amigo – é que os jornalistas aparecem na honrosa quinta colocação (com um nível de confiança de 79%), atrás apenas dos campeões bombeiros (98%), carteiros (90%), médicos (82%) e professores do ensino fundamental e médio (81%). Ainda não garantimos um lugar no pódio ou uma vaga para a Libertadores, mas estamos bem perto. O mais importante é que a pesquisa é um alento para a nossa tão combalida auto-estima.
Com o respeito reconquistado, podemos voltar a preencher o cadastro do crediário das Casas Bahia com o nome de nossa verdadeira profissão e negociar um empréstimo com juros menores com o gerente do banco. Eu, particularmente, já poderei falar para o juiz que trata do litígio com minha ex-mulher que sou, sim, jornalista, e que tenho todas as condições de dar uma vida digna ao Nestor, nosso cão. Agora, ele pode confiar!
Um fato curioso é que, no ranking mundial, os jornalistas aparecem na modesta 12ª colocação, com um nível de confiança de apenas 41%, a metade do índice dos jornalistas brasileiros. Por que será que nós temos um desempenho tão superior ao dos nossos colegas pelo resto do mundo? Será que foi a titia Monique Evans que ajudou a melhorar a nossa imagem?
PS: Os publicitários, nossos primos ricos da comunicação, só inspiram mais confiança do que os políticos no ranking mundial. Estão na zona do rebaixamento moral.
kkkkkkkkk... eu vi essa pesquisa. Adorei!
ResponderExcluirQue triste! Agora eu decidi não fazer jornalismo e fazer publicidade. Com a decisão do STF fiquei com mto medo.
Duda, desculpa a ausência no blog. Já estou seguindo e voltarei com frequência.
Beijos!
Hahaha q ótimo texto!
ResponderExcluirBjo!
Vou te contar que larguei jornalismo, menino rsrsrs Agora preciso achar um blog tão divertido a respeito de Gastronomia... rrsrsrs
ResponderExcluirMe deseje sorte!
Aliás, será que gastrônomos inspiram confiança?
Beijos
Grande Duda!
ResponderExcluirPor sorte que você é o Rangel e não o Mendonça!
Sua conta estaria mais gorda, mas em compensação será que seu sono seria tão suave quanto é hoje?
Um grande abraço,
PRK
Pesquisa feita com os diplomados ou não-diplomados?!
ResponderExcluirhahahahha :D
nossa...gostaria imensamente de ter contato com essa pesquisa. SE alguém souber como encontrá-la eu adoraria receber o link em meu email: anaccnunes@gmail.com!
ResponderExcluir