Ela se apresenta aos novos amigos como “futura jornalista”. Lá no perfil dele no Twitter tá escrito “futuro jornalista”. Quando eles mandam um e-mail para o Duda Rangel pedindo uma dedicatória meiga no livro que acabaram de comprar pela web, eles lembram: “somos futuros jornalistas”. Quem são os futuros jornalistas? Onde vivem? De que se alimentam? Hoje no Globo Repórter?
Futuro jornalista tem uma carga de ansiedade desgraçada, porque quem é futuro jornalista não vê a hora do futuro virar presente.
Eu não acredito em futuros jornalistas. Acredito em jornalistas neste instante-já (ops, roubei Clarice!), mesmo quando o instante-já é o primeiro semestre do curso. A gente é jornalista desde o momento em que assume a alma de jornalista, no vestibular, na infância, numa vida passada. É uma espécie de condenação sumária, pá-pum, sem chance de apelação para o amanhã.
Assim, meu jovem, deixe de lado o “futuro” de sua apresentação, deixe de lado a ansiedade, viva o presente de ser jornalista. Ou vai acabar virando mais um bicho exótico do Globo Repórter.
Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.
Curta a página do blog no Facebook aqui.
|Concordo com você, Duda! Quando decidi fazer jornalismo, aos 17 anos, já tentava copiar a maneira de escrever em minhas redações, rss.
ResponderExcluirEu acredito que quando assumimos essa alma, ela é o que somos. O jornalismo está em tudo o que eu vejo e em tudo o que eu faço.
As pessoas podem me falar das coisas mais aleatórias e eu sempre vou arrumar um jeitinho de transformá-las em reportagem, de tirar uma pauta disso ou de trabalhar a comunicação de alguma maneira.
Muito bom o site, gostei bastante, aproveite e visite o meu tbm:
ResponderExcluirwww.rtpcomunicacao.blogspot.com
Tribunatpm, é isso mesmo, estamos amarrados. Abraços.
ResponderExcluirMe lembrei de qdo era um "futuro jornalista". Bacana, vc é show, Duda
ResponderExcluirOi, Douglas, obrigado!
ResponderExcluirDuda sempre contando um pedaço da minha vida, lembrei do meu Tt com aquela bio épica ..... "Futura Jornalista". Com 15 anos querendo ser a tampa nas redações do ensino médio, apenas para chamar atenção do professor que era Jornalista.
ResponderExcluir