1. Jamais comece o e-mail com “venho por meio deste”. Porra, isso é mais clichê do que epitáfio iniciado com “aqui jaz fulano de tal”. A frase pronta mostra falta de criatividade ou que você se baseou numa antiga carta de apresentação do seu avô para redigir a mensagem.
2. Formalismo é um saco, mas gírias e linguagem de internet também não combinam com este tipo de e-mail. Nada de “vc”, “aki” ou “naum”. Nem “trampo”, pelo amor de Deus.
3. Erro de português rende eliminação imediata. Tome muito cuidado para não escrever certas aberrações, como “esperiência proficional”. É legal também seguir o novo acordo ortográfico, mesmo que você ainda seja apaixonado pelo acento em “ideia”.
4. Gerúndio: é bom estar evitando. A vaga não é para operador de telemarketing.
5. E-mail-padrão para enviar a um monte de gente individualmente sempre traz o risco de você escrever “prezado senhor Maria Clara”. Por mais que hoje a questão do gênero esteja muito diversificada, isso ainda será visto como erro de concordância. Ou desleixo.
6. Mandar um e-mail a um grupo de jornalistas, com todos os endereços eletrônicos abertos, é queimar ainda mais o filme. Pedido por atacado é bem desagradável. Você pode receber uma resposta ainda mais desagradável, com todo mundo copiado.
7. Seja sincero com seus sentimentos. Sempre. Se você não gosta de assessoria de imprensa, não escreva que “ama ser assessor de imprensa” só para conseguir a vaga. Esqueça compromissos de fachada. Ou terá um divórcio traumático em bem pouco tempo.
8. Seja conciso. Textos longos e cheios de detalhe são ótimos para cartas de suicídio, mas não para prospecção de trabalho. Foco no seu objetivo atual. Deixe para ser prolixo quando decidir cortar os pulsos. Provavelmente por não conseguir um emprego.
9. Anexo é uma espécie de doença venérea. As pessoas morrem de medo de contaminação. Mande o currículo sempre no corpo da mensagem. E, claro, mande um currículo breve. Não interessa ao editor saber que você foi líder dos escoteiros na infância.
10. Nunca se refira à empresa a qual você está pedindo emprego com elogios ou adjetivos exagerados, como “adoraria trabalhar neste prestigiado e renomado jornal”. Isso soa falso, mais falso do que a Claudia Leitte cantando em inglês.
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Duda, seus textos são ótimos!!!!!! É sempre um melhor do que o outro. Abraços.
ResponderExcluirRsrsrsrs, MUITO BOM, Duda!! E, devo confessar, eu ainda sou apaixonada pelo acento em "ideia"! uahuahauhauhaua :P
ResponderExcluirMuito bom! Vai me ajudar muito, pois tem muitos erros aí no texto que cometia antes, que agora irei tratar de cuidar.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, Duda!
Sucesso!
abraços
www.daianavlopes.blogspot.com
Mandou bem, de novo, seu Duda... pra variar...
ResponderExcluirA do gerúndio me fez gargalhar, todas me fizeram rir.
Você sempre se supera. É incrível!!!!
ResponderExcluirA 3 me faz lembrar os CVs que chegam aqui pedindo emprego de acessor de imprensa. Eu choro, sério.
ResponderExcluirAhaaaaa... Pelo menos para pedir emprego eu presto!
ResponderExcluirNão cometi nenhuma dessas gafes.
Pena que ainda não tenha rolado nenhuma entrevista.
Oh profissão difícil, viu!? rs
Espero que as dicas sejam úteis. Muito agradecido por todos os comentários. Aquele abraço.
ResponderExcluirAdorei, Duda! De tão pedagoga que sou, ainda morro jornalista! Dicas valiosas e hilárias! Bj
ResponderExcluirCara, sou editor de um jornal. São inacreditáveis alguns currículos que eu já recebi. Um me identificava como o editor do jornal concorrente; um outro mandou tudo em inglês com a observação "posso enviar em português, se você quiser" e um outro, muito espirituoso, colocou no subject "seu próximo repórter". Mas a maior piada são os currículos em si... Se eu pudesse dar uma dica, seria: coloque logo no começo, abaixo da faculdade onde vc estudou, sua experiência profissional. Mesmo que seja no jornalzinho do bairro, no site da ONG, etc. Nada de cursos, palestras e congressos. Na redação esses certificados só vão servir para juntar poeira mesmo.
ResponderExcluirÉ, Luís, vida de editor não é mole, não.
ResponderExcluirA viajante, valeu pela mensagem.
Abraços.
Na mosca.Ai de quem ler essas recomendações e deixar de cumpri-las.
ResponderExcluirkkkkk pior é quando o editor responde com erros de português. já recebi um e-mail perguntando qual era a minha "pretenção" salarial. QI (Quem Indica) é isso aí, minha gente, um monte de analfa em cargo bacana e vc, q leu até bula de remédio desde a infância, procurando emprego pra ganhar uma merreca!
ResponderExcluirDUDAAA!
ResponderExcluirVOCÊ É O MÁXIMO!
ADDOOORROO!!!
Juh
Gisele, você precisa aprender a escrever assessor de imprensa!!!
ResponderExcluirVocê colocou "acessor". Isso é só uma dica para que você não cometa o mesmo erro quando for procurar emprego!
Um abraço!
E as dicas para conseguir um estágio Duda? hauhauahuahu
ResponderExcluirJuh, brigadão pela mensagem.
ResponderExcluirAnônimo, a sugestão tá anotada. Valeu.
Kkkkkk... Ótimo textoo...
ResponderExcluirO Duda.. Faz um texto como pedir aumento salarial... hahahah Obrigado e sucesso!
Legal, Wallikson, sugestão anotada. Valeu.
ResponderExcluirMelhor mesmo o cara anônimo que não entendeu que a Gisele escreveu 'acessor' de propósito.
ResponderExcluirOutra dica: compreensão de texto, além de cumprir a boa ortografia!
Eu ainda sou apaixonada pelo acento em ideia!!
ResponderExcluirGrande Duda! Seus comentários vão ajudar pessoas "anciosas" que escrevem currículos "rediculos"!
ResponderExcluirhehehe