quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jogo da verdade


Você já inventou declaração de personagem? Não importa o tamanho. Frase curta, frase longa. Já inventou personagem? É, personagem, com nome, sobrenome, idade e profissão. Inventou, não? Diz aí, já chupou texto de outro jornalista sem dar crédito? Já chupou? Já teve vontade de mandar entrevistado à merda? Melhor: já mandou entrevistado à merda? Tá bom, agora uma pergunta fácil: já deu carteirada? Nunca? Num show do Chico? Num jogo do Corinthians? Nunca mesmo? Duvido. E aí, já “matou” alguém que estava vivo? É, matar entre aspas, na matéria. Já ouviu entrevista de concorrente escondido atrás da porta? Fala a verdade! Já almoçou no Habib´s por 10 reais e pediu nota de 40 para reembolso? Já pegou a grana do taxi e foi para a pauta de busão? Hein? Já deu as caras numa coletiva só para comer? Se empanturrar? Já sentiu inveja do sucesso do seu melhor amigo? Já cobiçou a matéria do seu melhor amigo? Não? Nunca se sentiu um enganador depois de fazer uma matéria bem meia-boca? Me diz, já inventou desculpa ao chefe só para ganhar uma folga? Inventou uma virose? Virose brava, de deixar você um caco de gente, sem forças até para dar a desculpa por telefone. Hein? Hein? Hein?

11 comentários:

Barbarela disse...

Inventar personagem não é jornalismo... é literatura, hein?! É melhor mudar de profissão....

Pedro Henrique Carvalho disse...

o/ carteirada no jogo do corinthians!

Thayra Azevedo ♥ disse...

Meu Deus... assim fica difícil responder... mas a coletiva para comer é minha especialidade. Costumo dizer que o melhor do jornalista são os comes e bebes rsrs

Anônimo disse...

Quem nunca inventou um personagem atire a primeira pedra. Todo mundo já fez isso alguma vez, somente não admite. Mas pra fazer isso tem que ser muito bom, Bom mesmo. Coisa de profissional e não de amador. Se você for amador nem tente. Quem não se lembra do Stephen Glass. Pra mim o cara é genial.

Anônimo disse...

Eu já estou planejando oq vou falar para consegui uma folga no próximo sábado!!

Anônimo disse...

Inventar personagem! Poxa, achei que só eu tinha passado por isso!

Duda Rangel disse...

Aos que entraram no jogo, valeu pela sinceridade. Abraços.

Anônimo disse...

repassando e perguntando: será mesmo assim?

um comentário de Maria Fulô:


"Infelizmente, sempre quiseram dar ao jornalismo uma nobreza que ele jamais teve e jamais terá. Sua independência termina na origem de sua existência, ou seja, os interesses de quem o banca, seja o dinheiro do capitalismo ou o poder do socialismo. Conta com a ingenuidade de seu leitor que, tendo sua cabeça feita pelo próprio jornalismo, tem dificuldade de entender que é vítima de um logro. Claro... existem exceções. Mas muito frágeis para lutar contra os interesses - particularmente - do grande capital".

sab, 05/05/2012 - 15:43
Maria Fulô

Anônimo disse...

Ja inventei aspas...e só!

DANIELA MENIN disse...

já inventei declaração até do Fernando Henrique CArdoso...ele "falou" tão bonitinho...rsrs

Anônimo disse...

Quem nunca inventou um personagem que atire a primeira pedra mesmo... Ah vai... uma matéria meia boca que vc faz só pra encher linguiça... Vc tenta... tenta de novo e não consegue? Cria um personagem que ninguém vai dizer que é mentira...