terça-feira, 5 de novembro de 2013

10 dicas para o caso de você se apaixonar por um entrevistado bonitão


Sendo bonitão, definitivamente este cara não é jornalista, o que é ótimo. Enfim, um homem decente na sua vida. De repente, o cara pode até ter o corpo sarado, a conta bancária sarada. Já pensou? Faça de tudo para conquistá-lo.

Elogie a voz dele, as frases claricelispectorianas dele, as ideias originais dele e, pelo amor de Deus, nada de corrigir um eventual deslize dele no Português. Se o homem é bonitão, deixe-o falar “a nível de” à vontade.

Ao fim da entrevista, sonde se é possível ligar para o celular dele a qualquer hora do dia para checar uma coisinha ou outra. Diga que cuidado com a informação é a chave do bom jornalismo. E, claro, resolva ter uma dúvida no sábado à noite.

Jornalistas odeiam deixar o entrevistado ler a matéria antes de publicada, mas, neste caso, abra uma exceção. Nada de mandar o texto por e-mail. Que tal marcar um jantar romântico pra saber se ele gostou do lead? Só tome cuidado pra não pagar a conta, hein?

Mostre ao entrevistado que você entende muito do assunto dele. Isso vai impressioná-lo. Eu até tentei pensar em outras formas de um jornalista impressionar o entrevistado e, sinceramente, não achei mais nada legal. Vamos estudar o assunto então?

Se além de entrevistá-lo você for fazer fotos dele, contenha-se. Jamais peça para ele abrir a camisa e exibir o peitoral. Não parece, mas jornalismo é, sim, uma coisa séria.

Se ele for o entrevistado tipo fonte cheia de informação boa, além de resolver o lado do seu coração, você ainda passará a descolar umas manchetes ótimas. Ele dá um furo pra você e você... não, não vou fazer esta piadinha tosca e clichê.

Evite entrar numa nóia de dilemas morais, tipo é ético eu dar para o entrevistado? Dê para o cara primeiro, fume um cigarrinho de boa e, só depois, vá pesquisar no Código de Ética dos Jornalistas se existe algum tipo de impedimento para o caso.

Se você sentir que o entrevistado também se interessou por você, faça de tudo para que nenhuma outra repórter da redação queira entrevistá-lo. Proteção é tudo. Se pauta bosta já tem gente roubando, imagine só homem bonito.

Antes de se declarar para o entrevistado, certifique-se de que ele não é casado. De roubada nesta vida já basta o seu contracheque.


Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.

Curta a página do blog no Facebook aqui.

2 comentários:

Brendha Cardoso disse...

hahahahaha muito bom! todos os textos aqui são impagáveis, mas esse realmente me fez ler com um riso durante todo ele. Adoro o blog!

Duda Rangel disse...

Obrigado, Brendha. Li tua mensagem com um sorriso no rosto também. Beijão.