terça-feira, 22 de julho de 2014

Futuros jornalistas


Ela se apresenta aos novos amigos como “futura jornalista”. Lá no perfil dele no Twitter tá escrito “futuro jornalista”. Quando eles mandam um e-mail para o Duda Rangel pedindo uma dedicatória meiga no livro que acabaram de comprar pela web, eles lembram: “somos futuros jornalistas”. Quem são os futuros jornalistas? Onde vivem? De que se alimentam? Hoje no Globo Repórter?

Futuro jornalista tem uma carga de ansiedade desgraçada, porque quem é futuro jornalista não vê a hora do futuro virar presente.

Eu não acredito em futuros jornalistas. Acredito em jornalistas neste instante-já (ops, roubei Clarice!), mesmo quando o instante-já é o primeiro semestre do curso. A gente é jornalista desde o momento em que assume a alma de jornalista, no vestibular, na infância, numa vida passada. É uma espécie de condenação sumária, pá-pum, sem chance de apelação para o amanhã.

Assim, meu jovem, deixe de lado o “futuro” de sua apresentação, deixe de lado a ansiedade, viva o presente de ser jornalista. Ou vai acabar virando mais um bicho exótico do Globo Repórter.


Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.


Curta a página do blog no Facebook aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

|Concordo com você, Duda! Quando decidi fazer jornalismo, aos 17 anos, já tentava copiar a maneira de escrever em minhas redações, rss.

Eu acredito que quando assumimos essa alma, ela é o que somos. O jornalismo está em tudo o que eu vejo e em tudo o que eu faço.

As pessoas podem me falar das coisas mais aleatórias e eu sempre vou arrumar um jeitinho de transformá-las em reportagem, de tirar uma pauta disso ou de trabalhar a comunicação de alguma maneira.

Unknown disse...

Muito bom o site, gostei bastante, aproveite e visite o meu tbm:
www.rtpcomunicacao.blogspot.com

Duda Rangel disse...

Tribunatpm, é isso mesmo, estamos amarrados. Abraços.

Douglas Pires disse...

Me lembrei de qdo era um "futuro jornalista". Bacana, vc é show, Duda

Duda Rangel disse...

Oi, Douglas, obrigado!

Anônimo disse...

Duda sempre contando um pedaço da minha vida, lembrei do meu Tt com aquela bio épica ..... "Futura Jornalista". Com 15 anos querendo ser a tampa nas redações do ensino médio, apenas para chamar atenção do professor que era Jornalista.