quarta-feira, 14 de setembro de 2011
10 dicas para um jornalista pedir emprego por e-mail sem queimar o filme
2. Formalismo é um saco, mas gírias e linguagem de internet também não combinam com este tipo de e-mail. Nada de “vc”, “aki” ou “naum”. Nem “trampo”, pelo amor de Deus.
3. Erro de português rende eliminação imediata. Tome muito cuidado para não escrever certas aberrações, como “esperiência proficional”. É legal também seguir o novo acordo ortográfico, mesmo que você ainda seja apaixonado pelo acento em “ideia”.
4. Gerúndio: é bom estar evitando. A vaga não é para operador de telemarketing.
5. E-mail-padrão para enviar a um monte de gente individualmente sempre traz o risco de você escrever “prezado senhor Maria Clara”. Por mais que hoje a questão do gênero esteja muito diversificada, isso ainda será visto como erro de concordância. Ou desleixo.
6. Mandar um e-mail a um grupo de jornalistas, com todos os endereços eletrônicos abertos, é queimar ainda mais o filme. Pedido por atacado é bem desagradável. Você pode receber uma resposta ainda mais desagradável, com todo mundo copiado.
7. Seja sincero com seus sentimentos. Sempre. Se você não gosta de assessoria de imprensa, não escreva que “ama ser assessor de imprensa” só para conseguir a vaga. Esqueça compromissos de fachada. Ou terá um divórcio traumático em bem pouco tempo.
8. Seja conciso. Textos longos e cheios de detalhe são ótimos para cartas de suicídio, mas não para prospecção de trabalho. Foco no seu objetivo atual. Deixe para ser prolixo quando decidir cortar os pulsos. Provavelmente por não conseguir um emprego.
9. Anexo é uma espécie de doença venérea. As pessoas morrem de medo de contaminação. Mande o currículo sempre no corpo da mensagem. E, claro, mande um currículo breve. Não interessa ao editor saber que você foi líder dos escoteiros na infância.
10. Nunca se refira à empresa a qual você está pedindo emprego com elogios ou adjetivos exagerados, como “adoraria trabalhar neste prestigiado e renomado jornal”. Isso soa falso, mais falso do que a Claudia Leitte cantando em inglês.
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22 comentários:
- Adalberio Mota disse...
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Duda, seus textos são ótimos!!!!!! É sempre um melhor do que o outro. Abraços.
- 14 de setembro de 2011 às 10:47
- Guta Brandt disse...
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Rsrsrsrs, MUITO BOM, Duda!! E, devo confessar, eu ainda sou apaixonada pelo acento em "ideia"! uahuahauhauhaua :P
- 14 de setembro de 2011 às 11:01
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Muito bom! Vai me ajudar muito, pois tem muitos erros aí no texto que cometia antes, que agora irei tratar de cuidar.
Parabéns pelo blog, Duda!
Sucesso!
abraços
www.daianavlopes.blogspot.com - 14 de setembro de 2011 às 13:45
- João Damasio disse...
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Mandou bem, de novo, seu Duda... pra variar...
A do gerúndio me fez gargalhar, todas me fizeram rir. - 14 de setembro de 2011 às 13:48
- Leandro Silva disse...
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Você sempre se supera. É incrível!!!!
- 14 de setembro de 2011 às 14:00
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A 3 me faz lembrar os CVs que chegam aqui pedindo emprego de acessor de imprensa. Eu choro, sério.
- 14 de setembro de 2011 às 14:48
- Suzana Matias disse...
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Ahaaaaa... Pelo menos para pedir emprego eu presto!
Não cometi nenhuma dessas gafes.
Pena que ainda não tenha rolado nenhuma entrevista.
Oh profissão difícil, viu!? rs - 14 de setembro de 2011 às 15:36
- Duda Rangel disse...
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Espero que as dicas sejam úteis. Muito agradecido por todos os comentários. Aquele abraço.
- 15 de setembro de 2011 às 19:08
- A Viajante disse...
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Adorei, Duda! De tão pedagoga que sou, ainda morro jornalista! Dicas valiosas e hilárias! Bj
- 16 de setembro de 2011 às 10:41
- Luís disse...
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Cara, sou editor de um jornal. São inacreditáveis alguns currículos que eu já recebi. Um me identificava como o editor do jornal concorrente; um outro mandou tudo em inglês com a observação "posso enviar em português, se você quiser" e um outro, muito espirituoso, colocou no subject "seu próximo repórter". Mas a maior piada são os currículos em si... Se eu pudesse dar uma dica, seria: coloque logo no começo, abaixo da faculdade onde vc estudou, sua experiência profissional. Mesmo que seja no jornalzinho do bairro, no site da ONG, etc. Nada de cursos, palestras e congressos. Na redação esses certificados só vão servir para juntar poeira mesmo.
- 17 de setembro de 2011 às 18:26
- Duda Rangel disse...
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É, Luís, vida de editor não é mole, não.
A viajante, valeu pela mensagem.
Abraços. - 18 de setembro de 2011 às 18:31
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Na mosca.Ai de quem ler essas recomendações e deixar de cumpri-las.
- 23 de setembro de 2011 às 15:52
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kkkkk pior é quando o editor responde com erros de português. já recebi um e-mail perguntando qual era a minha "pretenção" salarial. QI (Quem Indica) é isso aí, minha gente, um monte de analfa em cargo bacana e vc, q leu até bula de remédio desde a infância, procurando emprego pra ganhar uma merreca!
- 8 de novembro de 2011 às 23:59
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DUDAAA!
VOCÊ É O MÁXIMO!
ADDOOORROO!!!
Juh - 19 de janeiro de 2012 às 15:47
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Gisele, você precisa aprender a escrever assessor de imprensa!!!
Você colocou "acessor". Isso é só uma dica para que você não cometa o mesmo erro quando for procurar emprego!
Um abraço! - 19 de janeiro de 2012 às 16:33
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E as dicas para conseguir um estágio Duda? hauhauahuahu
- 19 de janeiro de 2012 às 23:18
- Duda Rangel disse...
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Juh, brigadão pela mensagem.
Anônimo, a sugestão tá anotada. Valeu. - 23 de janeiro de 2012 às 20:55
- Wallikson Barros disse...
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Kkkkkk... Ótimo textoo...
O Duda.. Faz um texto como pedir aumento salarial... hahahah Obrigado e sucesso! - 3 de setembro de 2012 às 11:42
- Duda Rangel disse...
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Legal, Wallikson, sugestão anotada. Valeu.
- 6 de setembro de 2012 às 21:05
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Melhor mesmo o cara anônimo que não entendeu que a Gisele escreveu 'acessor' de propósito.
Outra dica: compreensão de texto, além de cumprir a boa ortografia! - 22 de fevereiro de 2013 às 15:55
- Kathy* disse...
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Eu ainda sou apaixonada pelo acento em ideia!!
- 26 de julho de 2013 às 12:25
- d20m06 disse...
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Grande Duda! Seus comentários vão ajudar pessoas "anciosas" que escrevem currículos "rediculos"!
hehehe - 26 de julho de 2013 às 12:56