quarta-feira, 13 de março de 2013

20 requisitos para ser jornalista


Requisitos básicos:

1. Gostar de ler.
2. Ser inquieto e questionador.
3. Não ter medo, vergonha, preguiça.
4. Ter engajamento social (não é a mesma coisa que curtir uma balada, ok?).
5. Ter prazer pelo que faz.

Requisitos desejáveis:

6. Capacidade de levar esporro e engolir o choro.
7. Capacidade de receber o contracheque e engolir o choro.
8. Ter um nível de vaidade moderado.
9. Não se importar em levar uma vida PJ.
10. Domínio de idiomas estrangeiros, afinal a vida real não é uma novela da Glória Perez.

Requisitos que agregam valor, geram diferencial competitivo e outras merdas do gênero:

11. Ter boas sacadas de pauta e de personagens. Incrível, mas pensar é diferencial.
12. Escrever um texto de 20 linhas sem um errinho de Português. Ainda mais incrível.
13. Aproveitar as tecnologias, mas sem ser refém delas.
14. Capacidade de ir para a rua e interagir com seres humanos de verdade.
15. Ser craque em concordância, principalmente concordar com a escala de folgas e plantões.

Requisitos imprescindíveis:

16. Desapego a essa coisa chamada dinheiro.
17. Desapego a família, datas festivas, namoro e churrascos num domingão de sol.
18. Estômago resistente a comida tosca, café por períodos prolongados e falta de comida por períodos prolongados.
19. Ser forte, persistente, guerreiro e... porra, e essas lágrimas? Dá para engolir esse choro?
20. Paciência. Muita paciência.


Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.

Curta a página do blog no Facebook aqui.

24 comentários:

Ingrid Araújo disse...

O ítem 14 é o mais importante. Saber se comunicar com o mundo fora da redação e das redes sociais. Sem isso, jornalista não percebe o óbvio e não vira pautas.
Amei!

Luciana Cavalcanti disse...

Define "PJ"...?

Suely Melo disse...

Q Legal. Quem disse que seria fácil?
PJ?

Duda Rangel disse...

Luciana, Li, PJ = pessoa jurídica. Sem contrato formal de trabalho, uma realidade em muitos mercados.
Ingrid, querida, é isso aí!

gracy laport disse...

Confirmando o requisito 18! Dá pra viver com -19?

Duda Rangel disse...

Aí complica, Gracy :)

Bárbara disse...

Como viram que eu estava com uma lagrima no olho? haha, só preciso então procurar algo pra melhorar minha timidez, pois o resto ja tenho '-' e vou cursar jornalismo já no ano que vem \o/ êba haha, Obg!!

Duda Rangel disse...

Sucesso, Bárbara.

Henrique Andrade Camargo disse...

O q é engajamento social? Acho q jornalista sério tem q ser é desengajado de tudo, isso sim.

Anônimo disse...

Sem idioma e difícil entrar no mercado?

Duda Rangel disse...

Henrique, cada um vê a profissão de seu modo.
Anônimo, saber outro idioma com certeza ajuda muito.
Abraços.

Duda Rangel disse...

Obrigado, Yasmin. Beijo.

Camila Almeida disse...

O último acho que é um dos mais importantes. Paciência, santa paciência! Temos que ter. haha

Anônimo disse...

Quem não possui todos os requisitos. Desiste, ou tenta se aprimorar?

Duda Rangel disse...

Verdade, Camila, muita paciência.
Anônimo, a busca por aprimoramento deve ser constante, para todas as pessoas. Desistir ou não depende de cada um.
Abraços.

Unknown disse...

Entre o 6 e o 7, eu colocaria: "Capacidade de ouvir grosserias e engolir sapos e o choro junto".

Unknown disse...

Oi, tudo bem? Me enquadro bastante na característica desapego ao dinheiro.

Duda Rangel disse...

Rosemary, este requisito é um dos mais importantes em nossa profissão.

Instante da Leitura disse...

O bom é namorar com alguém que também seja jornalista...

Unknown disse...

18. Estômago resistente a comida tosca, café por períodos prolongados e falta de comida por períodos prolongados.
Estou vivendo na pele, almoçando às 2:30 da tarde! Enquanto isso a xícara de café é a nossa aliada.
Outro requisito importantíssimo, é o item 14. Saber se comunicar com as pessoas, agindo com naturalidade e simplicidade, principalmente quando temos que convencer os personagens a darem entrevista rsrs.. Precisa ter jogo de cintura e agilidade!

Duda Rangel disse...

Verdade, Jessica. Jogo de cintura é essencial para nós. Abraço.

Sash Malfoy disse...

Olá, sou Sarah e ainda não entrei na faculdade, tenho 13 anos e já tenho algumas das exigências contidas no texto, estou beirando falar inglês e quase nunca erro na escrita portuguêsa. Mas então, DESAPEGO AO DINHEIRO? Quanto um jornalista ganha? E que coisa é essa de café, eu odeio café?! Sério, é bom ser jornalista? Pretendo ser jornalista e escrever livros ao mesmo tempo; pode? Por favor, me responda o mais rápido possivel.

Duda Rangel disse...

Oi, Sarah, o jornalismo é uma profissão fascinante, mas que tem os seus perrengues, como todas as profissões. Não dá para criar uma expectativa de que vamos ficar ricos e famosos, mas podemos ter valiosas experiências profissionais e de vida, novos aprendizados etc. E não precisa ser viciada em café, não. Sucesso em tuas escolhas.

Beatriz Passos Silva disse...

Esse lance de desapego a família, como que funciona? Porque tenho que cuidar da minha mãe com meu pai, ela tem demência e é dependente, e esse ano vou prestar o ENEM valendo, minha primeira opção é Jornalismo, foi o curso que mais me identifiquei, mas o meu medo e minha preocupação é como eu vou conciliar com minha responsabilidade em casa? Você pode me ajudar explicando melhor esse tópico, ou até mesmo com um conselho?