quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Experiência única


Dias atrás, uma amiga, sabendo que tenho vivido de frilas, encaminhou à minha caixa de e-mails um anúncio de trabalho, cuja fonte é o blog http://mktcomunicacao.blogspot.com. Não sei se ela esqueceu que fiquei velho ou se quis me sacanear mesmo. Já não tenho mais a disposição dos jovens, embora conserve o bom humor para enfrentar a dureza de nossa profissão.

Reproduzo abaixo o anúncio, inclusive com os erros de Português, com os meus comentários em negrito. Em alguns trechos, o anúncio parece piada pronta e mostra que ser jornalista é viver, muitas vezes, grandes aventuras.


São Paulo/SP - Requisitos:

  • Graduação em jornalismo
  • Experiência em apuração de fatos e redação para web
  • Experiência em cobertura de eventos
  • Inglês fluente
  • Disponibilidade para viajar do dia 16 a 29 de novembro (SP-MG-SP)
  • Ter notebook é imprescindível (Todos os jornalistas, principalmente os mais jovens, têm notebook, com internet wireless.)
  • Espírito aventureiro, disposição, bom humor e gostar de esportes de aventura são diferenciais (Bom humor é diferencial, sim. Só rindo!)
  • Jornalista jovem e com muita disposição para auxiliar na cobertura jornalística online de um evento esportivo de grande porte no cenário internacional.
É necessário disposição e bom humor (Ai, que erro medonho de concordância) para trabalhar de forma ininterrupta (com revezamento nem sempre possível) no evento que ocorrerá durante 10 dias consecutivos. (A expressão “revezamento nem sempre possível” quer dizer que você vai trabalhar 24 horas por dia durante 10 dias!)

O lema do evento, para atletas e staff, é: "durma quando puder, coma quando puder, tome banho quando puder". (Como o lema dos jornalistas é “viva quando puder”, temos tudo a ver com este evento. Aliás, adorei a sinceridade do anúncio! Comer pra quê? Dormir pra quê?) Portanto, aceitamos CVs de profissionais que realmente queiram fazer a narração de 10 dias de competição (com bases móveis, estilo Rally dos Sertões), onde os atletas têm apenas 4 horas de sono obrigatório durante todo o evento. Experiência única. (Realmente tem de querer muito! Adorei também as “4 horas de sono obrigatório”!)

O trabalho é freelancer e oferece:

  • Verba de alimentação (Mas conseguiremos nos alimentar?)
  • Hospedagem durante a viagem para o evento (Mas conseguiremos dormir?)
  • Transporte de ida e volta para o local do evento (cidades históricas de Minas Gerais) (O que não vai faltar é igrejinha para rezarmos por dias melhores.)
  • Valor para 10 dias de cobertura online: R$ 750,00 (Ou R$ 75,00 por dia, o valor de uma boa faxina em São Paulo, com direito a almoço e dispensa às 17 horas para ver as novelas da Globo. Haja bom humor!)

5 comentários:

Pabline Felix disse...

Nó, se era pra rir, eu devo estar realmente muito cansada. Tive meu primeiro surto de revolta aqui...

Erickblog disse...

Teus comentários foram hilários! A parte triste é que esses anúncios se tornaram regra e não uma mera excessão. É só olhar nos sites de vagas para jornalistas e comnprovar. Dias atràs li um aníncio numa comunidade de trabalho para jornalistas no orkut onde pedia-se, além do inglês (off course) curso de portugês. Estou falando sério, pediram curso de português! Cheguei a postar um comentário dizendo que de tanto as empresas pediram inglês fluente elas esquecem que falamos português.
Teve outro anúncio que pediu chinês fluente e uma coleguinha não perdeu a piada perguntando de bate-pronto se era cantonês ou mandarim.
Esse ano já fui a duas entrevistas, uma em SP e outra no RJ,ambas provenientes de anúncios num desses sites de emprego. Renderam boas histórias e experiência, nada além disso.

smackpot disse...

seria triste se não fosse cômico

Camila Diodato disse...

É pra "chorar de rir".
Esses anúncios são uma piada.É cada uma...

Duda Rangel disse...

Como diria o Homem do Baú: topou por 750 reais. Sempre alguém - que precisa de trabalho e grana - topa. Por isso esses anúncios estão aos montes por aí. Eu também já aceitei muita roubada. C´est la vie, mes amis.