sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Blog Desilusões perdidas sob ameaça de censura


Em novo atentado à liberdade de expressão, o blog Desilusões perdidas corre o risco de ser tirado do ar. A razão: uma ação impetrada na Justiça pelo Sindicato Nacional das Coletivas de Imprensa (Sindicolim). A entidade considerou ofensiva a frase “coletiva de imprensa é uma grande suruba”, publicada pelo blog em post do último dia 17 de outubro. “O senhor Duda Rangel, que se diz jornalista, ultrapassa os limites da ética e do bom gosto, e faz ofensa despropositada à coletiva de imprensa. É este o dito humor inteligente do Brasil?”, protestou o sindicato em nota.

A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, intrometeu-se no assunto e também divulgou uma nota, de apoio ao sindicato. “Repudiamos com veemência o caráter sexista do post. A coletiva, enquanto palavra feminina, é associada à libertinagem, à prática orgiástica. O senhor Duda faria a mesma associação caso fosse um substantivo masculino? Por que não o ‘fechamento é uma grande suruba’? ou ‘o plantão é uma grande suruba’?”

Ressalto que não é a primeira vez que tentam calar o Desilusões perdidas. No fim de 2010, uma ONG de defesa do filé mignon ao molho madeira ameaçou levar o blog aos tribunais, alegando que o prato é “sistematicamente ridicularizado nos posts, sempre ligado à boca-livre dos jornalistas”. A ONG chegou a falar em “bullying gastronômico”. A estratégia intimidadora não avançou.

Este ano, outro post foi motivo de repúdio de uma entidade civil, mas a tentativa de ferir a livre expressão também fracassou. No texto “Sete passos para um jornalista ambientalmente responsável”, de 11 de janeiro de 2011, a coluna do jornalista Diogo Mainardi foi comparada ao lixo que leva muito tempo para se decompor. O presidente da Associação Brasileira de Apoio ao Lixo que Leva Muito Tempo para se Decompor revoltou-se: “Tudo bem que a gente é lixo pesado, prejudica o planeta, mas ser comparado à coluna do Mainardi também já é um desrespeito”.

44 comentários:

Cor de Rosa e Carvão disse...

Querido Duda, mesmo sob ameça de censura tu não perde o humor. E gosto disso. Aliás, gosto de tudo por aqui. Também me nego a acreditar que a Justiça, representado por uma juíza, tenha se manifestado de tal forma... Não, não. O resto tá se passando para ganhar notoriedade. Simples assim.

Unknown disse...

Tive que passar aqui para deixar um comentário muito importante.
Hahahaha.

Parabéns Duda, sempre divertindo o nosso dia.

Anônimo disse...

Isto é um verdadeiro atentado a liberdade de expressão! Estou com você! Somos seus fiéis seguidores e nunca te abandonaremos! Não desista! NUNCA TE ABANDONAREMOS =D

Lincon Zarbietti disse...

Estamos com você, Duda! (Até por quê nunca comi filé mignon ao molho madeira em almoço na casa dos meus pais ou de meus sogros... só em boca-livre, mesmo)

Abraços

Adriano Henrique Alves disse...

Essa tentativa de censura não tem pé nem cabeça. Eu participei da coletiva do anúncio do estádio que abrirá a Copa do Mundo e estava uma verdadeira suruba mesmo. Não há ofensa nisso. Esse povo leva tudo muito a sério, precisam voltar a rir.

Johann Barbosa disse...

A seriedade e o humor se misturam. Fica difícil de acreditar que no Brasil há pensamentos assim! A gente lê e fica pensando "Mas será que isso é sério??? Não dá pra acreditar!" Hoje em dia nada pode, tudo traumatiza, tudo é contra as minorias ou maiorias ou medianos. Cuidado Duda, ou o Sindicato dos Jornalistas Desempregados e Homens Abandonados pela Mulher (Sindjodehoabamu) vai te processar por usar de forma tão indiscriminada a causa deles como sua descrição pessoal.

Unknown disse...

vamos criar um movimento em sua defesa. Abaixo a repressão! Abaixo o filé ao molho madeira!

Anônimo disse...

Gente, por favor.
Salvo engano, é um blog de humor, não? Faz sátira, não?

Leiam com atenção antes de comentar!

Quem é o "presidente da Associação Brasileira de Apoio ao Lixo que Leva Muito Tempo para se Decompor"?

Pensemos...

Giovana disse...

Encerrou o texto em altíssimo estilo.Adorei.

Sidonio Macedo Jr disse...

Sindicato Nacional das Coletivas de Imprensa?
Associação Brasileira de Apoio ao Lixo que Leva Muito Tempo para se Decompor?
ONG de defesa do filé mignon ao molho madeira?

Duda, você se superou!

Todo mundo se indignando!
E olha que ninguém conhece um filiado ao Sindicolim, heim!

Rsrsrsrs

Otacílio Rodrigues disse...

O mais gozado do post são os comentários dos que o levaram a sério!

Ewerton Martins disse...

Duda, você se superou mesmo! Hahaha. Se perigar, você inspira mesmo a criação de um sindicato das coletivas. Elas precisam mesmo de alguém para as defender, estão em direção ao ostracismo!! Rs.

Jornalista Alini Fuloni (MTb 54.631) disse...

kkkkkk..

Já pensou em escrever um livro, Duda?

Fantástico!

Até sugiro todos os seus post que são amravilhosos!!!!

Abraço,

PÉRICLES repórter investigativo disse...

palavra "suruba" significa "bom", bem diferente do significado que possui hoje. Aliás o falecido ex-presidente da república, Jânio Quadros, quando se candidatou a prefeito de São Paulo em 1982, usava como slogan de sua campanha: "Este é suruba". Teve gente que não entendeu.

Bia Souza disse...

Amei a galera levando a sério kkkk
agora vc já sabe que pode se candidatar a alguma coisa, político, apresentador de tv, vj, sei lá que o povo vai apoiar kkkk

CrisViduani disse...

Ca-ra-ca... removi minhas postagens anteriores. Algumas pessoas são mesmo bem burrinhas (vão me censurar também pelo uso de termo?). Veja, eu também fui censurada (por alguns "coleguinhas") por causa das minhas repostas aqui, que os burraldinos não entenderam! De qualquer forma, deixo o link de novo. Como digo no texto, pra bom entendedor pingo é pingo. E letra é letra!
http://www.smsradioweb.com/noticia.php?id=1423

Decio Diniz disse...

E eu estava levando a sério! :|

Anônimo disse...

Olha o Duda trollando.

Mariana Serafini disse...

Perfeito!

Silvana Alves disse...

deviam proibir faculdades de comunicação, pq a tal expressão de pensamento está sendo reprimida.

Ah, e como ficam esses programas na tv que dizem ser jornalísticos, mas que ferem a imagem alheia????

Barbara disse...

Caro Duda, essa galera aí não sabe o que é sátira, não?! Ó, isso pra mim tem outro nome: INVEJA! Afinal, nem todo mundo é abençoado com o 'dom da imaginação'. Já com a falta dela... uuhhh, VIRSH!
E outra, graças a pessoas como você, podemos ter momentos de descontração em meio a tantas notícias desagradáveis do cotidiano.
Tem meu total apoio!! Beijo grande!!

Jéssica Nayanne disse...

Tanto jornalistazinha sem diploma falando merda diariamente em jornal e quem censurar o Desilusões Perdidas? ê Brasil de povo besta brasileiro

Anônimo disse...

Só rindo para conseguir levar esta vida.

Juliana Tavares disse...

Duda, só você mesmo para me fazer rir no trabalho!!! SENSACIONAL!!!!

Clique Aqui disse...

Duda, não sei como um juiz daria provimento a uma ação como essa contra você. Acho totalmente incabível. e perder, recorra! As instâncias superiores devem lhe proteger (se a primeira instância já não o fizer).

Mais uma blogueira disse...

Se esse blog deixar de existir, desisto de entender o que diz a lei maior, sobre liberdade.

Thanius disse...

Só espero que o pessoal que não entendeu a brincadeira não seja jornalista, porque além de ser enganado facilmente não confere informações, como se existe ou não tais sindicados.

Danilo Motta disse...

Só pq coletiva/suruba são substantivos femininos vc é sexista? Então deveriam matar o Aurélio, que diz que LIBIDO é um substantivo feminino...

Vinicius Peraça disse...

Como (quase) sempre, excelente!

Cor de Rosa e Carvão disse...

Putz! Cai nessa bonita... Juro que acreditei na Suruba da juíza e no protesto do Sindicato Nacional das Coletivas de Imprensa. Bá tchê, isso não se faz Dudoca... Hehehehe. Não, não! [ok! se faz sim]

Andréa disse...

Pior que eu só fui sacar que era piada quase na metade do post. Fiz questão de ler todos os comentários e vi que muita gente terminou a leitura ainda acreditando que era verdade. Coisas de Duda Rangel. Divertidíssimo, adorei!!!

Duda Rangel disse...

Legal saber que ninguém aqui compactua com a censura. Viva a liberdade de expressão! Abraços.

Anônimo disse...

é realmente um absurdo querer calar a boca das pessoas que querem mostrar ao país a nossa realidade. essas pessoas querem esconder seus atos ao proibir um veículo de comunicação propagar as verdades e a rotina com humor que o blog tem. onde está a liberdade de expressão que tanto se fala? estamos em pleno século XIX e temos o direito de expor nossa opinião em qualquer que seja o assunto. apoio hoje e sempre ao jornalistas Duda Rangel, que sempre faz as minhas manhãs mais divertidas com o blog.

Rhonan Moreira Neto disse...

Tá aê, Duda: meu post de protesto! http://rhneto.blogspot.com/2011/10/censura-feminista.html

Fernanda Monteiro disse...

Que absurdo! O Rafinha Bastos disse algo do tipo... que Brasil é um país onde os políticos roubam e ninguém faz nada. Já os humoristas são perseguidos por fazerem piada!

Lucimar Silva disse...

E essa dona Iriny Lopes?! Ai que preguiça dessa mulher! O que tem o substantivo feminino a ver com as calças, gente?! Esse povo que precisa mostrar seviço cansa... E salve o filé mignon nas coletivas surubáticas!

Bella Antunes disse...

É incrível a falta de trabalho para essas pessoas. Meu pai sempre me falou e concordo com ele quem não tem mais o que fazer fica vigiando a vida do próximo. E nesse caso, além de não ter o que fazer, a verdade dói.
Eles não vão conseguir acabar com o blog. Cada um tem seu opinião, goste ou não!

Anônimo disse...

a

Patty Machado disse...

Sou muito crédula... por favor me explique, quanto disso é verdade?

Vanessa Lemes disse...

Quando aparece alguém que pensa sobre o mundo, reclamam. Por que não vão censurar as porcarias que são transmitidas na TV, pois deixam as pessoas menos pensantes? Sou a favor do humor inteligente que tem sido apresentado nesse blog. Estou com você Duda.

Vanessa Lemes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Lemes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Lemes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angelo cuissi disse...

"O plantão é uma grande suruba": é a primeira vez que vejo esse fetiche.