terça-feira, 22 de setembro de 2009
Curso rápido de jornalismo para idiotas
O texto acima é a abertura de uma matéria do Comunique-se, publicada dias atrás e assinada por Sérgio Matsuura. Como sou um sujeito curioso, resolvi buscar mais detalhes do curso na página da empresa na web e me deparei com os tópicos principais das aulas (que são mais de 20). Há um pouco de tudo, desde “Criando uma Agenda de Fontes” a “Ganhando dinheiro no ramo de Jornalismo On-Line”. Os pré-requisitos para o curso: NENHUM. Acho que até o Nestor poderia fazer a sua matrícula.
Sempre acreditei que um curso de quatro anos é muito tempo para estudar jornalismo. Eu, por exemplo, passei metade do meu curso no boteco ou tentando comer as gostosas que estudavam Publicidade. Mas um curso de 45 horas também é uma piada. E de mau gosto. Daqui a pouco, vai ter escola divulgando o método Sleeping Learning. Aprenda jornalismo dormindo! Será que dá para sonhar com um lead perfeito ou um texto redondinho?
Outro aspecto pitoresco desta história do curso em 45 horas é a capacidade do brasileiro de se adaptar às novas regras para ganhar dinheiro fácil. É tudo uma questão de oportunidade. Não duvido que vai ter um monte de mané pagando quarenta paus para se tornar um “cyber repórter de sucesso”. E a empresa vai se dar bem. Por que eu nunca tenho essas sacadas geniais de negócio? Definitivamente, não sei ganhar dinheiro. Ou seja, sou um autêntico jornalista!
9 comentários:
- Lanier Rosa disse...
-
Que ódio! Que bando de idiotas...
Nem sei mais o que dizer... não gosto de xingar. Fico por aqui! - 22 de setembro de 2009 às 17:09
- The Ideas of a Vintage Doll disse...
-
ME.Do!
- 22 de setembro de 2009 às 17:27
- Flávia Romanelli disse...
-
Se lançarem o "Aprendo Jornalismo Domindo" eu faço rsrs
Sem comentários, mané de quem fizer achando que vai encontrar emprego com isso no currículo, vai virar motivo de piada de péssimo gosto! - 22 de setembro de 2009 às 18:17
- Unknown disse...
-
kkkkkkkkkkkk que engraçado! E Duda fica suave, pois somos dois! Também sou umaa autêntica jornalista e nunca teria pensado nisso.
- 22 de setembro de 2009 às 23:08
- Unknown disse...
-
Como postei no blog que mantenho, começou a picaretagem...
- 23 de setembro de 2009 às 08:18
-
-
Pera aí Duda, vc já teve a ideia: o Sleeping Learning. Agora é publicar nos anúncios do Google, lembrando que o curso será dedicado a pessoas sem diploma, mas ministrado por um jornalista com diploma. Uma contravenção.
Risos - 23 de setembro de 2009 às 11:32
- Renan Silva disse...
-
Cada vez mais tenho medo do futuro na profissão...
- 23 de setembro de 2009 às 14:54
- Duda Rangel disse...
-
Será que eles parcelam os 40 paus em três vezes sem juros no cheque ou no cartão de crédito? Neste caso, pode até ser que valha a pena o curso...hehehe...Obrigado pelas mensagens e pela indignação coletiva! Abraços do Duda
- 28 de setembro de 2009 às 16:22
- Renan Barreto disse...
-
Cara adorei essa! É verdade que as pessoas conseguem imaginar coisas absurdas como fast learnings da vida. Eu tbm vou morrer pobre desse jeito rs Concordo que 4 anos é muita coisa, mas acho que se houvesse uma forma de unir a faculdade com a prática seria muito melhor, o saber teórico é muito importante, até porque jornalismo é muito mais que um simples lead.
Abração!
renanbarretoonline.blogspot.com
Valeu! - 30 de setembro de 2009 às 18:55