terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curso rápido de jornalismo para idiotas


“Diploma não é necessário. Para trabalhar como Jornalista, faça um curso rápido”. É dessa maneira que a empresa Cursos 24 Horas anuncia treinamento para pessoas interessadas em trabalhar com jornalismo na Internet. Com custo de R$ 40 e duração de 45 horas, o curso promete formar “um Cyber Repórter de sucesso”.

O texto acima é a abertura de uma matéria do Comunique-se, publicada dias atrás e assinada por Sérgio Matsuura. Como sou um sujeito curioso, resolvi buscar mais detalhes do curso na página da empresa na web e me deparei com os tópicos principais das aulas (que são mais de 20). Há um pouco de tudo, desde “Criando uma Agenda de Fontes” a “Ganhando dinheiro no ramo de Jornalismo On-Line”. Os pré-requisitos para o curso: NENHUM. Acho que até o Nestor poderia fazer a sua matrícula.

Sempre acreditei que um curso de quatro anos é muito tempo para estudar jornalismo. Eu, por exemplo, passei metade do meu curso no boteco ou tentando comer as gostosas que estudavam Publicidade. Mas um curso de 45 horas também é uma piada. E de mau gosto. Daqui a pouco, vai ter escola divulgando o método Sleeping Learning. Aprenda jornalismo dormindo! Será que dá para sonhar com um lead perfeito ou um texto redondinho?

Outro aspecto pitoresco desta história do curso em 45 horas é a capacidade do brasileiro de se adaptar às novas regras para ganhar dinheiro fácil. É tudo uma questão de oportunidade. Não duvido que vai ter um monte de mané pagando quarenta paus para se tornar um “cyber repórter de sucesso”. E a empresa vai se dar bem. Por que eu nunca tenho essas sacadas geniais de negócio? Definitivamente, não sei ganhar dinheiro. Ou seja, sou um autêntico jornalista!

9 comentários:

Lanier Rosa disse...

Que ódio! Que bando de idiotas...
Nem sei mais o que dizer... não gosto de xingar. Fico por aqui!

The Ideas of a Vintage Doll disse...

ME.Do!

Flávia Romanelli disse...

Se lançarem o "Aprendo Jornalismo Domindo" eu faço rsrs
Sem comentários, mané de quem fizer achando que vai encontrar emprego com isso no currículo, vai virar motivo de piada de péssimo gosto!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkk que engraçado! E Duda fica suave, pois somos dois! Também sou umaa autêntica jornalista e nunca teria pensado nisso.

Unknown disse...

Como postei no blog que mantenho, começou a picaretagem...

Anônimo disse...

Pera aí Duda, vc já teve a ideia: o Sleeping Learning. Agora é publicar nos anúncios do Google, lembrando que o curso será dedicado a pessoas sem diploma, mas ministrado por um jornalista com diploma. Uma contravenção.
Risos

Renan Silva disse...

Cada vez mais tenho medo do futuro na profissão...

Duda Rangel disse...

Será que eles parcelam os 40 paus em três vezes sem juros no cheque ou no cartão de crédito? Neste caso, pode até ser que valha a pena o curso...hehehe...Obrigado pelas mensagens e pela indignação coletiva! Abraços do Duda

Renan Barreto disse...

Cara adorei essa! É verdade que as pessoas conseguem imaginar coisas absurdas como fast learnings da vida. Eu tbm vou morrer pobre desse jeito rs Concordo que 4 anos é muita coisa, mas acho que se houvesse uma forma de unir a faculdade com a prática seria muito melhor, o saber teórico é muito importante, até porque jornalismo é muito mais que um simples lead.

Abração!

renanbarretoonline.blogspot.com

Valeu!