segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mantras para jornalistas


Para ajudar o jornalista a enfrentar as durezas da profissão e evocar energias positivas, o blog traz uma lista de mantras (já traduzidos para o Português). É essencial se desconectar do mundo e repetir o mantra mentalmente por seis vezes.

Quando o jornalista descobre que o dissídio do ano será de apenas 2,16%:
Eu não preciso de muito dinheiro para ser feliz.

Quando o jornalista toma um furo da concorrência:
Eu não sou um merda.

Quando o jornalista está desempregado:
Tenho todo o tempo para viver a vida em sua plenitude.

Quando insistem em vender uma pauta nada a ver:
Eu sou muito paciente com assessores de imprensa.

Quando o jornalista vai à editora receber a grana do frila:
Eles vão me pagar hoje sem falta.

Quando o jornalista passa um lindo domingo de plantão:
Como eu adoro trabalhar em dias de sol.

Quando o editor avisa que a matéria caiu para entrar um anúncio de última hora:
O trabalho, mesmo o inútil, nos eleva espiritualmente.

Quando o jornalista se forma na faculdade:
Ter um emprego não é tudo na vida.

12 comentários:

Chacrete Comunica disse...

Que tirada dos textos de internet hein Duda? "Dicas para...", "Como fazer...", Saiba elaborar", "O que avaliar" ... 'fórmulas' - 'receitas' - que nós, jornalistas, condenamos na universidade, mas que chamam a atenção dos internautas (o que reflete em resultados $$$).

yago Sales disse...

Verdadeiramente, vivo a dizer: Ah! Ser jornalista não é tão dificil. VEja que aos 17 anos já trabalhei em dois jornais. Constatava diariamente o desespero de jornalistas, reclamões, e, acredito meus amigões. Viviam me dando conselhos - aos olhos deles, bons-: Não seja jornalista menino! Não. Sempre retruquei. Será q quebrarei a cara? Espero que não...

Beatriz disse...

Muito bom! Vou aplicar para ve se melhora um pouco as coisas...

Bianca disse...

Duda, voces jornalistas falam falam de assessor de imprensa, mas, no final das contas, os jornalistas roubam a vaga de RP para serem asessores de imprensa.

Se jornalista pode ser assessor,por que RP também não pode trabalhar como jornalista?

Lai Paiva disse...

Muito legal seu blog. Adorei!!!

Leonardo Guerra disse...

Jornalistas roubando vagas de RP? Não sabia que Assessor de IMPRENSA era uma vaga de RP? Aliás o que é mesmo que faz esse tal RP? Ficou tão obsoleto, não serve para absolutamente nada! Como nome diz: Assessor da Imprensa, óbvio que seja alguém ligado a ela

Tatati Mendes disse...

Vamos praticar!!!! rsrsrsrs... mto bom...

Bianca disse...

Leonardo, pelo visto voce não andou estudando nada de comunicação, não é mesmo? Assessoria de imprensa é um trabalho de RELACIONAMENTO entre a empresa e a imprensa e quem faz relacionamentos? o RP. Assessoria de e imprensa sempre foi trabalho de RP, mas os jornalistas começaram a pegar ela também.

Não estou criticando que os jornslitas peguem essas vagas que são originalmente de RPs, apenas acho que temos que ter direitos iguais. Se voces podem, nós também.

Se você não sabe disso ta na hora de começa a estudar um pouquinho sobre comunicação, gato!

Keyane Dias disse...

Faltou o Alexandre Garcia nessa enquete aí do lado!

Marjulie disse...

Virei assessora de imprensa há dois meses, depois de dez anos de reportagem. E digo, caros, que pra ser assessor tem que ter sido repórter na vida, porque só mesmo RP pra ter coragem de vender pauta que não rende. Assessoria de imprensa não é só relacionamento, é fazer reportagem. Pra isso, desculpem, mas só jornalista. E diplomado!

Anônimo disse...

Ellen:
é preciso estudar um pouquinho mais mesmo, Bianca. Não sei como andam seus estudos, mas acho que estão um pouquinho obsoletos.
Sim, a Assessoria de Imprensa começou no RP msm, mas de lá pra cá muita coisa mudou, hoje em dia, para ser assessor de imprensa é necessário ser jornalista, se algumas empresas não fazem isso, o fazem de má índole, ou pela queda do diploma vale qq coisa, não é msm.
Além do que, como bem disse Marjulie, para ser um bom assessor, a vida de repórter é quase obrigatória, sei pq já passei pelos dois e não ser jornalista ou ter sido repórter dificulta muito o trabalho.

Anônimo disse...

Leonardo, não sei se você sabe, mas, atuando como assessor de imprensa, você está sim exercendo uma atividade de RP. Eu sei que você se formou em Jornalismo visando trabalhar em uma grande redação, mas as vagas são poucas, não é mesmo? Por isso, que os jornalistas migram para assessoria de imprensa - pela falta de emprego em sua área tradicional. Léo, amigo, você não sabe pra quê serve um RP? Ahh, assim como a constituição não sabe pra quê serve o jornalismo, já que o mesmo não a considera mais uma profissão acadêmica, né?. Quem fala o que quer, ouve o que merece!