segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mardita calabresa!


Um esporte bastante praticado pelos jornalistas é a "corrida atrás de emprego". Para quem trabalha, é o "triatlo de redação", modalidade de resistência em que o repórter apura a matéria pela manhã, vira redator à tarde e ajuda no fechamento à noite. Mas, no geral, nossa vidinha é bem sedentária. Uma pesquisa nacional do Comunique-se mostrou que apenas 3 em cada 10 profissionais da área cuidam do corpo de forma adequada.

Jornalistas, em sua maioria, preferem atividades intelectuais, como o debate de idéias num boteco, com cigarro, cerveja e uma porção de calabresa acebolada. Tudo muito saudável. Eu faço parte desta turma de malhação. Sempre tive uma vida desregrada e detestei academia - jornalista está acostumado a levar ferro e não a puxar ferro.

Não tomo Herbalife, nem sou adepto de nenhuma dieta de chá colorido. Sigo a Dieta do Desempregado. Como não tenho dinheiro para ir ao mercado, minha geladeira vive vazia. Logo, estou comendo menos. Quando trabalhava, eu seguia a Dieta da Coxinha, minha companheira de muitos almoços.

Existem, porém, alguns poucos jornalistas preocupados com o corpo e, principalmente, com a saúde. Conheci um novato em Esportes, que, de tão hipocondríaco, decidiu procurar um especialista em distúrbios do sono depois de uma noite em claro em seu primeiro pescoção. Tinha um outro, repórter de Cultura, que fazia exame da próstata desde os 20 anos. Ele dizia que era um cara prevenido, que se sentia protegido ao lado de um urologista de confiança e coisa e tal.

5 comentários:

Pabline Felix disse...

Pra colaborar: esses 30% se devem quase que única e exclusivamente às meninas do tempo, que por acaso são consideradas jornalistas.

Fer Suguiama disse...

Eu, como companheira de um futuro jornalista, já deveria imaginar algo assim... Ao menos não terei tanto trabalho na cozinha, não é, Duda? Hahaha
Divertido e assusdadoramente realístico.

Obs.: Atualizei meus pensamentos, visite-nos quando puder. =)

Juliana Cunha disse...

Hahahaha adorei

Erickblog disse...

Uma música do mestre Ataulfo Alves em homenagem ao seu texto Duda.
http://www.goear.com/listen/05af045/Caco-Velho-ataulfo-alves

E para aqueles que escolheram o jornalismo como profissão e não sabem mais o que fazer, um gostoso bolero!
http://www.goear.com/listen/8e368fa/Começaria-tudo-outra-vez-cauby-peixoto-e-anglea-maria

Duda Rangel disse...

Atividade física regular, dieta balanceada e postura correta na frente do computador são práticas ainda desconhecidas para muitos jornalistas. Não é fácil adotar hábitos saudáveis. Eu, por exemplo, sofro para trocar minha calabresa acebolada por uma saladinha de rúcula. Valeu pelos comentários de todos! Fer, você realmente não terá trabalho na cozinha. Erick, legal a indicação das músicas. Abraços.