quarta-feira, 24 de julho de 2013

Concurso cultural “Afinal, o que é ser jornalista?” dá dois livros do Duda Rangel autografados



Eu sei que você preferiria mil vezes mais ganhar a Mega-Sena acumulada, mas um livro do Duda Rangel autografado também não é tão ruim assim. Para tentar levar o prêmio, basta participar do concurso cultural deste blog, respondendo a pergunta “Afinal, o que é ser jornalista?”.

“Afinal, o que é ser jornalista?” é uma das grandes questões que intrigam a humanidade, a exemplo de “Existe vida após a morte?” e “A dança da manivela ela dançou?”. Os autores das duas respostas mais criativas e porretas vão receber, cada um deles, um exemplar de “A vida de jornalista como ela é”, já considerado pelos críticos um clássico da literatura mundial.

Todo concurso que se preza tem uma cagação de regras e aqui não será diferente, mas será uma coisa bem básica. Só serão consideradas válidas as respostas que estiverem de acordo com as regras cagadas. Então, aperte o nariz e leia-as com atenção (elas estão mais abaixo).

Se você já comprou o livro, participe do mesmo jeito. Você pode presentear um amigo e ficar bem (ou mal) na fita com ele.

Se você não for um dos dois escolhidos, vai protestar – “Que zica, eu não ganho nada nesta vida mesmo, nem livro do Duda” –, mas calma, o livro segue sendo vendido na loja virtual no Facebook por um preço bem camarada – R$ 22,90 (com frete grátis para todo o Brasil). E, se você quiser, pode pedir também uma dedicatória. A loja está aqui.

Boa sorte a todos!

Cagação básica de regras do concurso:

As respostas devem ser postadas no campo “comentários” deste post ou enviadas para o e-mail dudarangel2008@gmail.com, com o assunto “Concurso cultural”. Frases postadas em outras plataformas, como o Facebook, não participam da disputa.

As respostas devem ter, no máximo, 150 caracteres, considerando os espaços entre as palavras, e em Português. Serão aceitas também frases em Espanhol.

Você pode mandar quantas frases quiser.

As respostas precisam ser de autoria do participante. Nada de roubar as ideias dos outros, hein?

O concurso começa a valer assim que este post entrar no ar e será encerrado à 0h01 da segunda-feira (dia 29/07/2013).

A Comissão Julgadora será formada por apenas uma pessoa (eu). As duas respostas que mais tocarem o coração deste velho jornalista serão as vencedoras.

Os vencedores serão conhecidos também na segunda-feira (29/07/2013). Serão divulgados por mim também na área de comentários deste post, a partir das 15 horas.

Os livros, com as respectivas dedicatórias, serão enviados aos vencedores pelos Correios. Assim que souberem do resultado, os vencedores deverão enviar seus endereços completos para o e-mail dudarangel2008@gmail.com.


Curta a página do blog no Facebook aqui.

93 comentários:

Rayssa Girassol disse...

Ser Jornalista é ser uma eterna reticências!

Nathália Borgo disse...

Ser jornalista é descobrir em cada ponto uma nova história, seja de partida ou chegada, e aprender sempre que um bom lead se faz com bom olhar!

Lauren Stella disse...

É controlar o salário ridículo para sempre ter um troco para o bar ou ser amigo do dono — o que não é difícil — para ter moral de pendurar a conta.

Walter Miro disse...

Respeitar sem temer o deadline, ter compromisso e não submissão com o lide e saber que no fundo nem todo assessor é tão mala assim...

Robson de Castro Mendes disse...

Ser jornalista é viver grandes emoções - ter um salário pífio e sambar para não deixar de pagar as contas até os desafios do The Walking Deadline e da foto que não é uma Brastemp para ilustrar a sua matéria, sobrando um tempinho para usar a criatividade em promoções culturais para ver se ganha alguma coisa, que comprar, tá difícil pra caramba!

Andréa Mota disse...

É pontilhar de forma totalmente torta o alfabeto, tendo sempre ao seu lado um infeliz fabricando elogios baratos, em um presente perpétuo.

Nat disse...

Ser jornalista é ajudar pessoas entenderem assuntos que são normalmente considerados complicados, como por exemplo economia, saúde, política, moda...

Unknown disse...

É ter ouvido quando você falou que ia fazer jornalismo um : Ah tá! seguido de um silêncio constrangedor. É tomar litros de café, é usar jeans e camiseta, é não saber fazer outra coisa na vida. É se achar foda!

cachorros disse...

Ser jornalista é ganhar menos do que um médico e conhecer pessoas que são mais pobres que jornalistas, mais que tem mais dignidade que presidentes.

cachorros disse...

Ser jormalista é estar no Acre um dia e no Vaticano outro.

cachorros disse...

Explicar a emoção de ser jornalista, a um jornalista, é totalmente desnecessário. E a quem não é jornalista.É simplesmente impossível!.

cachorros disse...

Ser jornalista é correr mais riscos trabalhando no interior do país no jornal local do que na guerra do Iraque como correspondente do Jornal Nacional.

cachorros disse...

Ser jornalista é ser jornalista!

cachorros disse...

Ser jornalista é entrevistar o Dalai Lama em um dia e Geisy Arruda no outro.

cachorros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cachorros disse...

Ser jornalista é não ver a filha casar, o filho nascer, a mãe morrer e o chifre crescer.

cachorros disse...

Ser jornalista é viajar no avião do papa e não ser papa.

cachorros disse...

Ser jornalista é entrevista ex-BBB e ex-presidente.

cachorros disse...

Ser jornalista é ir para o Sahel na Africa e para a Suiça.

cachorros disse...

Ser jornalista é mostrar a fome na Africa, a seca no Nordeste e a pobresa de Eike Batista.

Duda Rangel disse...

Obrigado por todas as mensagens. Lembrando que as respostas precisam ter, no máximo, 150 caracteres. Continuem participando. Abraços.

Unknown disse...

Ser jornalista é fofocar de forma profissional.

Bia Cantarino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bia Cantarino disse...

Ser jornalista é viver um dia de cada vez. Acordar pela manha e poder não saber o que me espera. É viver em linha tênue entre o Amor e ódio.

Andréa Mota disse...

É superestimar-se: fabrica o parafuso, atesta eficiência, empacota, vende, aperta na composição, saca o lucro e, finalmente, morre de obsolescência.

Rosely Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosely Silva disse...

Ser jornalista é não ser feito para o silêncio. É ser feito para produzir conteúdos que ficam. Ser o espelho da verdade. Somos contadores de historias que emocionam.

Marielle Rocha disse...

É rir e chorar, pensar em desistir, mas insistir sem dar o braço a torcer.

Marielle Rocha disse...

É ser tratado com insignificância e simplesmente sorrir e dizer obrigada!

Marielle Rocha disse...

É ouvir um não sem ter medo de cara feia e continuar insistindo mesmo que se ouça não outra vez.

Marielle Rocha disse...

É levar uma patada do seu possível entrevistado e engolir seco e segurar a raiva e o choro, porque dói.

Marielle Rocha disse...

É conhecer histórias que nos comovem e mais que isso: é vive-las como se fossem as nossas próprias histórias.

Marielle Rocha disse...

É passar a madrugada em claro tomando café, acordar cedo, ficar um pó e ainda sim amar tudo isso.

Marielle Rocha disse...

É sonhar cada vez mais, sem jamais cruzar os braços e sem jamais deixar uma só oportunidade passar.

Marielle Rocha disse...

É ouvir a sua avó dizer que quer estar viva quando você for passar na TV fazendo reportagem.

Marielle Rocha disse...

É ir pra rua, ouvir os dois lados, sentir, observar, questionar...

Marielle Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marielle Rocha disse...

É ouvir seus pais dizer que você deveria ter escolhido outra profissão já que no seu estado é tão difícil conseguir emprego.

Marielle Rocha disse...

É responder a seus pais que você prefere estar desempregado a fazer qualquer outra coisa na vida que não tenha ligação com o jornalismo.

Marielle Rocha disse...

É ouvir seus irmãos dizer que vão ser médica, bombeiro, professor e que ainda vai ganhar muito mais que você.

Marielle Rocha disse...

É não se importar com o salário e sim em estar com o jornalismo, porque quando se ama o que faz você já não consegue viver sem ele.

Marielle Rocha disse...

É ouvir comentários do tipo “você vai trabalhar no globo rural” e responder ironicamente: É meu sonho!

Marielle Rocha disse...

É ser humano, solidário, é ser forte!

Marielle Rocha disse...

É viver pela verdade, pela arte de escrever, de apurar, sentir, de contar histórias...

Andréa Mota disse...

É estar no limite entre a dignidade e a corrupção sabendo que só terá direito ao céu se conseguir emplacar a imagem positiva da comissão celestial.

Marielle Rocha disse...

É se sentir feliz em meio à frustrações e ter orgulho em dizer: Eu sou jornalista!

Marielle Rocha disse...

É não temer o desconhecido, é não temer a nada e nem a ninguém...

Paola Evelyne disse...

ser jornalista é você está pronto para tudo que vier com dificuldades que se passa dentro do jornalismo, mas acima de tudo é você amar essa profissão e satisfazer com aquilo que escolheu para sua vida e viver feliz..porém tem sálario pior e baixo do jornalista...sofremos muito passando hora trabalhando e feriado e final de semana mesmo assim estamos lá na redação para correr para da um furo da noticia para todos aqueles que ler o jornais e assistir...o jornalista sofre tanto são coitadinhos..porém a gente deveria ganhar mto mas ñ é...ao contrario ganhamos tão pouco nesse pais como brasil. arriscamos nossa vida para da informação mesmo assim ganhamos pouco e estamos feliz...jornalista sofre....passamos dia e noite na reunião de pauta com fontes de busca de um grande furo do dia ou noticia factual que faz descoberta de uma grande historia para conta que emocione telespectador ou leitor. muita da vez passamos noite sem dormir na redação trabalhando temos que tomar café para suporta o sono a vida de jornalista é tão corrida tem vez que nem da para a gente comer .as vezes somos interropidos pelo nosso chefes com telefonema da redação para fazer materia no meio da madrugada quando estamos em casa com familia. então jornalista sofre muito. então ser jornalista é tudo isso que escrevi !

Marielle Rocha disse...

É sonhar em casar com um jornalista, porque no fundo você sabe que dificilmente haverá outro alguém que possa te compreender tão bem...

Bia Cantarino disse...

B

Marielle Rocha disse...

É sofrer com e por amor a profissão, é tirar forças de onde não tem para continuar prosseguindo, é encontrar apoio nos amigos jornalistas quem também passam por isso..

Aline Eusébio disse...

Ser jornalista é ganhar pouco, trabalhar muito e ficar feliz da vida quando o "seu Zé" te para na rua pra dizer que leu (e gostou) da sua matéria.

Aline Eusébio disse...

Ser jornalista ter aquele orgulho danado da sua profissão e acreditar piamente que pode (e pode!) mudar o mundo.

Layane Martins disse...

Ser jornalista é aprender desde o primeiro estágio que o mundo é feito de gente de boas histórias que precisam ser ouvidas.

SeraMoura disse...

Ser jornalista é coisa de louco. Mas é uma loucura que nos transforma em cada texto e em cada entrevista. É ser sensível e sonhador, é amar o que faz!

Nathália Borgo disse...

Ser jornalista é 'focar' sempre, nunca estar preparado, mas sempre querer mais! Ser jornalista é padecer no deadline.

Mente Aberta News disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mente Aberta News disse...

Ser jornalista é pautar, ouvir, retratar, editar, cortar, por todos os dias, até que a morte separe texto e escritor.

Mente Aberta News disse...

Ser jornalista é ser um entendido em tudo e especialista em nada.

Mente Aberta News disse...

Ser jornalista é sonhar com a cadeira do Willian Bonner e da Patrícia Poeta e ainda assim jurar que não gosta dessa coisa de status e dinheiro.

Mente Aberta News disse...

Ser jornalista é ser muito fã do Duda Rangel e querer muito a obra desse cara na biblioteca de casa!

Aline Thais de Melo disse...

Ser jornalista é transformar informação em comunicação; traduzir para todos o que antes era entendido por poucos; sonhar em mudar o mundo ou pelo menos o saldo da conta bancária; e participar de concursos para ganhar um livro bom e barato, mas que mesmo assim, você não tem grana para comprar.

Katyuscia Chaparral disse...

Ser Jornalista é ter a doce ilusão de que podemos mudar o mundo, pois, temos o mundo em nossas mãos, afinal, mentiras sinceras nos interessam.

Unknown disse...

Ser Jornalista é conseguir escapar da baixa valorização profissional e salarial e se agarrar na certeza de que seu trabalho ajuda a mudar a sociedade

Anônimo disse...

Ser jornalista é conseguir gostar do que faz ganhando pouco...

Andréa Mota disse...

É como ser um grande moedor de carne, transformando as mazelas sociais em digestão garantida.

cachorros disse...

Ser jornalista é ganhar menos do que um médico e conhecer pessoas que são mais pobres que jornalistas, mas que tem mais dignidade que presidentes.

cachorros disse...

Ser jornalista é trabalhar em Gaza, e na Rosinha.

cachorros disse...

Ser jornalista é ser preso por não revelar suas fontes as "autoridades".

Deborah Duarte disse...

Ser jornalista é saber ouvir a fonte e ter sensibilidade na hora de contar o que descobriu ao público.

Cica Alfer e Lohanna Lima disse...

Ser jornalista é ter fé o tempo inteiro. É acreditar na sorte e pedir aos céus para que nenhum político ou celebridade morra no dia do seu plantão.

Unknown disse...

Simplesmente é padecer no paraíso....

Vinícius Eduardo disse...

Ser Jornalista é sujar os pés, e sair para a batalha de cada dia, é conseguir a informação que te dará a matéria mais importante da sua vida. Ser jornalista é ser o ouvido, os olhos e a fala de todas as pessoas.

Andréa Mota disse...

É ser obstinado em se tornar algo como I. F. Stone, fugindo desesperadamente dos manuais de redação e do mercado de mentes em conserva.

Marithê Lopes disse...

Ser jornalista é encontrar e aprender com os fatos. É enganar a distância, distanciando a ânsia, ansiando a calma, acalmando a alma.

Amanda D. disse...

Ser jornalista é fazer parte da história.

Amanda D. disse...

Ser jornalista é mais do que passar a noite escrevendo e tomando café, é mudar as pessoas por meio de palavras.

cachorros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cachorros disse...

Ser jornalista é ser testemunha da história.

cachorros disse...

Ser jornalista é documentar a história.

cachorros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cachorros disse...

Ser jornalista é contar a história de hoje para os históriadoras contarem amanhã.

cachorros disse...

Ser jornalista é estar permanentemente com sono.

cachorros disse...

Ser jornalista é assistir a Globo News de domindo.

cachorros disse...

Ser jornalista é dormir com a Globo News e acordar com a BandNews FM.

cachorros disse...

Ser jornalista é dormir com a BandNews FM e acordar com a Globo News.

cachorros disse...

Ser jornalista é não ter R$22,90 pra comprar um livro.

Unknown disse...

Ser jornalista é ser apaixonado pela profissão por "mais" que se ganhe pouco.

Duda Rangel disse...

Ser jornalista é um pouco de cada resposta que eu recebi. A questão é ampla, e engloba as visões e as verdades de todos. Por isso mesmo nem vou usar a palavra “vencedores”. Fiquei feliz demais com tudo o que foi postado aqui ou enviado a mim por e-mail. Muito bom ver o povo refletindo, escrevendo. Meus parabéns e meu muito obrigado aos participantes. Li tudo tudinho, até os textos mais longos. Gostei das ideias e dos ideais, dos desabafos, das pitadas de humor, de ver uma galera cheia de esperança na profissão.

Destaco abaixo duas respostas e peço aos autores que enviem o endereço completo para o e-mail dudarangel2008@gmail.com para que possam receber o livro. Valeu, valeu!

“Ser jornalista é abdicar de tudo aquilo que se crê, pelo que não se cria. Ou vice-versa. É saber o preço de até onde vai a certeza. E pagar. Ou não.” (Antero Leivas)

Nota: tive que ler e reler algumas vezes esta resposta para conseguir entender e não tenho certeza se entendi. Acho que sim. Ou não. Convoquei até uma comissão multidisciplinar para me ajudar. Adorei a confusão que o Antero criou.

“Ser jornalista é viver um dia de cada vez. Acordar pela manhã e poder não saber o que me espera. É viver em linha tênue entre o Amor e ódio.” (Beatriz Cantarino)

Nota: Beatriz me conquistou com a primeira frase. Sua incerteza é ótima.

Antero Leivas disse...

Hey, Duda, mui grato pelo prêmio sobre minha frase. A confusão é proposital. Algo meio q a nossa vida mesmo rs Note q o "cria" em questão PRA PIORAR ainda é dúbio (e eu sei q vc notou). Pode referir-se a crença ou criação. Malditos jornalistas... ;)

Bia Cantarino disse...

Agradeço Duda!
Valeu...
Nossa vida é isso aí !
Grande abraço!

Duda Rangel disse...

Antero e Beatriz, valeu mais uma vez pela participação e parabéns pelas frases. Os livros chegam em breve. Abraços.

Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.