segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Os signos e os jornalistas


O jornalista de Áries é corajoso e impulsivo. Sobe morro não pacificado de boa. “Me dá logo essa porra de colete”, ordena ao próprio chefe. Louco por adrenalina, é perfeito para programas de esportes radicais. Só não peça a um ariano cobrir a escolha de um novo papa ou show acústico do Marcelo Camelo. Porque ele vai ter o impulso de te mandar à merda.

O jornalista de Touro é tão tranquilo, tão tranqüilo, que nem se importa se tranquilo tem ou não tem trema. Se você quiser, ele bota; se não, ele tira. Tem o perfil ideal para os longos plantões. Costuma ser teimoso. Se o entrevistado protestar “mas eu não disse isso que você anotou aí”, o taurino será firme: “disse, sim, senhor”. Mas se o entrevistado quiser, ele tira.

O jornalista de Gêmeos é o melhor dos repórteres investigativos. Adora botar o nariz onde não é chamado. E a orelha e o resto do corpo. Tem uma espécie de comichão ou quentura quando cheira notícia boa no ar. Também costuma investigar as intimidades dos próprios colegas de redação e espalhar os detalhes mais sórdidos por aí. Entre um café e outro.

O jornalista de Câncer, um fofo, trata todo mundo com delicadeza, até o assessor de imprensa que pede para ler a matéria antes da publicação. Romântico, tende a se apaixonar pela fonte, mesmo fonte casada. É o jornalista mais indicado para qualquer função. Só não pise em seu calo, porque ele é capaz de mandar você, delicadamente, tomar naquele lugar.

O jornalista de Leão nasceu para ser o editor, o diretor de redação, o repórter especial-mor. O leonino não é pouca merda, não. Se trabalhar numa assessoria de comunicação, vai querer ser o executivo-mor das contas-mor. Sua personalidade forte tem um charme-mor que seduz focas e estagiários. Emana uma luz jornalística própria, uma luz, tipo assim, mor.

O jornalista de Virgem é o profissional ideal para consertar o texto dos outros. Adora frases como “essa vírgula aqui não existe” ou “tira aquela crase ali antes do verbo”. Grandes revisores, quando estes ainda existiam na face da Terra, foram virginianos. Perfeccionista, ele se autoflagela quando faz alguma merda, chegando a reler manuais inteiros de redação.

O jornalista de Libra, apesar de viver sempre em dúvida se desiste ou não da profissão, curte muito ser jornalista. Desfilar por coletivas ou flutuar por coquetéis de lançamento de qualquer coisa é com ele mesmo. Refinado, o libriano a-do-ra as áreas de cultura e moda. Imparcial, tem grande dificuldade em trabalhar nas grandes revistas semanais do Brasil.

Não existe meio-termo para o jornalista de Escorpião. Ou vai fundo numa apuração ou recusa a pauta. Essa coisa de dar uma aliviada aqui, pegar leve ali não rola. É apaixonado pelo jornalismo a ponto de ficar excitado com uma grande reportagem. Avesso a mimimis, quase não reclama e, por quase não reclamar, quase sempre fica sem assunto no bar.

Amante da liberdade, o jornalista de Sagitário é o que mais sofre com a vida nada livre do jornalista. Alguns são tão aventureiros que chegam a criar seus próprios blogs. Apreciador das línguas estrangeiras (e outras línguas também), ele tem tudo para ser correspondente internacional. É o típico jornalista que, quando criança, sonha cobrir uma guerra.

O jornalista de Capricórnio jamais perde um texto por se esquecer de salvá-lo. Também não perde a hora da entrevista e muito menos o deadline. São os capricornianos que ficam na redação enchendo o saco com o “dez minutos pro fechamento”, “cinco minutos pro fechamento”. Metódico, é o único jornalista capaz de organizar as finanças de jornalista.

O jornalista de Aquário tem uma visão tão grande de futuro que, para ele, o jornalismo impresso já morreu. Lê muito em tablets. Nos tempos da máquina de escrever, ele já concebia algo como um Wikileaks. Entre as moças do tempo, 93% são aquarianas, justamente por conseguirem saber se vai chover ou fazer sol no fim de semana antes de todo mundo.

O jornalista de Peixes tem uma imaginação tão fértil que, para ele, uma reportagem verídica pode se transformar num puta conto de ficção. É muito requisitado para trabalhar como analista econômico ou redator do horóscopo por esta grande capacidade inventiva. Sensível e com medo de se machucar, ele evita, todo fim de mês, olhar o próprio contracheque.


Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.

Curta a página do blog no Facebook aqui.

10 comentários:

Unknown disse...

Nunca fico sem assunto no bar!!! Jornalista e escorpiana.

Bruna Domingos disse...

Peixes... Acho que estou ferrada rsrsr

Beijos!
http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

Suely Melo disse...

Haha... adorei! Orgulhosamente escorpiana. Ainda não estou na fase de recusar pautas, mas tudo fica melhor quando tem paixão, quando escrevo com as entranhas e não por escrever. Bjs.

Duda Rangel disse...

Opa, meninas, obrigado pelas mensagens. Valeu.

Anônimo disse...

Creio que também há saudosistas entre tão avançados aquarianos. Hê! hê!

Júnior Batista disse...

Poxa, esqueceu de mencionar que o jornalista de touro é tão determinado, tão determinado, que não sai da redação sem terminar a pauta e é o melhor para fechar o jornal, de tão comprometido.

hahahha

Scarleth disse...

Adorei o post! Uma sugestão para o próximo seria colocar que o jornalista de Libra é muito dedicado ao que faz é tem uma facilidade imensa de cativar o entrevistado! Ah! E não são todos os libriananos que têm indecisão em relação à profissão! ;)

Duda Rangel disse...

Legal, Gabriela. Eu, como bom libriano, já anotei a sugestão. Vou avisar os Astros. Ou é melhor não avisar? Não sei... Beijão.

Nina Garcia disse...

O signo de peixes é tao desmoralizado. kkkkkkkkkkkkk #chatiada

Mirna Tonus disse...

Idem, Jaqueline Oliveira rsss