quarta-feira, 29 de abril de 2009

A culpa dos outros


O ser humano, dono de uma capacidade infinita de fazer merdas, de forma consciente ou não, aprendeu que a melhor defesa é sempre colocar a culpa nos outros. Você nunca está errado no trânsito, o casamento é arruinado pelo parceiro, o treinador é quem não sabe escalar o time. O sujeito solta um peido e, imediatamente, olha para o lado com ar indignado, procurando o responsável por tamanha indelicadeza.

Lendo o noticiário dos últimos dias, fiquei com a certeza de que tem coisa pior do que uma iminente pandemia de gripe suína. O quê, por exemplo? Gente como o Ciro Gomes, o maior humorista do Ceará de todos os tempos, e o Michel Temer, um dos líderes do PMDB (Partido do Me Dei Bem). Não agüento mais ver estes nobres deputados defenderem, com aquela cara de quem peidou e olhou para o lado, seus coleguinhas em escândalos e mais escândalos. E, naturalmente, a culpa de toda essa lama sobrou para nós, jornalistas.

Será que essa gente nobre nunca terá um pouco de vergonha na cara? Vai sempre querer intimidar os jornalistas e acabar com o nosso legítimo direito e dever de denunciar toda a picaretagem que há anos, décadas, faz parte da cultura do Congresso? Se a imprensa adora fazer o papel de abutre a rondar a carniça, como muitos dizem com razão, por que não assumir logo a podridão e tratar de moralizar a coisa?

Os jogadores de futebol, por sua vez, culpam os jornalistas pela falta de privacidade, mas não têm o menor cuidado ou pudor ao andar por aí com travecos ou com a Mulher-Picanha. Muitos artistas culpam os críticos, mas esquecem que seu ego é maior do que o seu talento. Daqui a pouco seremos os responsáveis por todas as mazelas da humanidade, os novos mordomos.

4 comentários:

Júlia Ourique disse...

"Novos mordomos", sim caro Duda também me parece que tudo tem sido culpa dos jornalistas, pq os pobresinhos não fizeram nada por mal, foi um certo jornalista que o influenciou a fazer tal "imoralidade". E isso não se estende somente ao ramo profissional, a partir do momento que você é tido como jornalista na sociedade todos começam a desconfiar de quem matou o ricaço, não foi o mordomo, e sim, o sempre curioso jornalista... a curiosidade sempre tem matado o gato, mas quem sabe agora seja a vez do jornalista também pagar por tão alta curiosidade.

The Ideas of a Vintage Doll disse...

Acho inclusive que fomos nós que afundamos o Titanic... certeza!

Ricardo Muza disse...

O grande problema é que o cidadão comum assiste, ouve ou lê o que os jornalistas, contam; sentem-se indignados, xingam e pensam ter feito a sua parte.
Talvez tenhamos que repensar a tal isenção, pq tá cansando, de verdade.

Ewerton Martins disse...

O que acontece no congresso (com minúscula, pois não merece a maiúscula) dá mesmo asco.