sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jornalismo e cinema – parte 2


Como comentei no post anterior, outro filme de minha lista de preferidos é Lula e Mainardi na Terra Sem Sol, que mostra a saga e os conflitos internos de um humilde sertanejo.

No começo do filme, de inspiração glauberiana, Manuel estupra a cabrita de um poderoso coronel do sertão e, para não ser capado, foge para São Paulo, a Terra da Garoa e das enchentes nas Marginais. Ao chegar à Rodoviária do Tietê, acha um exemplar da Veja esquecido no banheiro. Com a ajuda de um faxineiro, que lê a revista para ele, Manuel conhece o jornalista Diogo Mainardi e seu ódio contra o presidente Lula, nordestino como ele.

Como pode este jornalista insultar alguém tão generoso como o Lula?, pensa Manuel. O sertanejo tem o presidente como um verdadeiro líder messiânico, o homem que operou o milagre do Bolsa Família nos rincões mais pobres do Nordeste. Manuel passa a odiar Mainardi e os demais jornalistas, esse povo do mal.

A grande mudança na história ocorre tempos depois, quando Manuel, ao andar sem rumo pelas ruas de São Paulo, se depara com uma manifestação de jornalistas por salários mais dignos. Percebe que os jornalistas são pessoas tão sofridas e miseráveis quanto a sua gente do sertão. Um detalhe interessante é que, para filmar esta cena, a responsável pelo elenco optou por jornalistas verdadeiros e não atores profissionais. Os “atores sociais”, como ela explicou no making of, têm uma cara de desgraça que funciona melhor no cinema.

Manuel vê que nem todos os jornalistas são arrogantes como imaginava ao conhecer Mainardi. Fica confuso e não entende quem, afinal de contas, representa o Bem e quem representa o Mal neste mundo. No fundo, Manuel quer ser apenas um homem livre, sem tanta gente poderosa a perturbá-lo. Quer viver em paz, com sua rapadura e com Geni, sua cabritinha de estimação.

4 comentários:

Gleyci Pamplona disse...

"Percebe que os jornalistas são pessoas tão sofridas e miseráveis quanto a sua gente do sertão".

Infeliz comparação, que choro de barriga cheia. =/

Anton Roos disse...

Brilhante!!!

Duda Rangel disse...

Gleyci, foi só uma brincadeirinha.
Beijo

Gleyci Pamplona disse...

Mas o meu comentario tb foi brincadeira, vc vive "chorando as pitangas" acho bacana, pareci comigo.