quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O produtor que cansou de ser produtor


Quer saber? Repórter de TV deveria ser produtor por um dia. Só por um dia.

Quer saber? Não estudei quatro anos pra aturar piti de quem se acha a estrela.

Quer saber? Faço quatro pautas por dia. Para quatro repórteres.

Quer saber? A vida na redação é uma prisão.

Quer saber? É broxante ser só um nome que aparece por poucos segundos na tela.

Quer saber? Já tô de saco cheio de pensar em matérias criativas, apurar, correr atrás de fontes confiáveis, agendar entrevistas, escolher locações, escrever toda a pauta, organizar equipe de gravação e o escambau pra você, repórter, ficar com a fama.

Quer saber? Cansei de levar culpa por matéria que sai uma merda.

Então, não quer ser produtor de telejornal por um dia?

Só por um dia?

13 comentários:

Estevan Minini disse...

Duda, coincidentemente estou na aula de Telejornalismo agora e a professora tá dando um baita "xixi" nos produtores por que a pauta está incompleta, as fontes não estão confirmadas, os horários imprecisos...
Vou me obrigar a pedir um minuto da atenção para ler teu post.
Com o crédito, claro.
Abraço.

Dan disse...

Pois é, acho que todo repórter de televisão tem por obrigação ser produtor antes de chegar a tão estimada função. É duro demais escrever pautas para gente com ego grande.

Fabíola Abess disse...

fui produtora de um telejornal local por quatro meses, pedi pra sair e virei assessora. Também passava pela minha cabeça que todo repórter deveria ser produtor por um tempo. Obrigada por exteriorizar nosso dia-a-dia. bjus.

mel cerozzi disse...

quer saber? Você tem toda razão!

Bruna de Carvalho disse...

Produtor sofre mesmo. Mas acho que todo produtor também deveria ser repórter por um dia para saber como é procurar uma casa sem número em uma avenida com mais de cinco quadras e fazer um fala povo em uma avenida sem movimento em pleno feriado.

J.A Moraes disse...

Eu acho que pra encarar a produção o cara tem que ter sido um grande repórter. Conhecer muito de rua, ter muito chão andado antes de encarar a produção. Não coloque quem não tem experiência de no mínimo 10 anos de rua pra cuidar da pauta, o cara vai ser um infeliz que não dá conta do recado e que vai ficar reclamando pra metade do mundo que é um saco a produção.
É um trabalho de lapidação, se ficar bom, quem ganha é quem vendeu (repórter), se ficar ruim, foi que lapidou(pauteiro).

Agora se o cara quer aparecer e que todo mundo reconheça o trabalho dele, vire diretor de jornalismo. Garanto, ninguém na redação vai pegar no teu pé e nem falar mal do seu trabalho.
E acostume, todo mundo da rua fala mal de produtor e editor.

Lucimar Silva disse...

Estou com a Bruna e J.A.Moraes. O produtor tem que ter conhecimento do trabalho na rua, porque vida de repórter e cinegrafista, sem pauta ou com uma pauta mal feita,não é nada fácil, porque são eles que vão pra o 'front'.
Adoro seu blog!

Laís Fernanda Borges disse...

Sou um misto dos dois...ora trabalho na produção, ora trabalho fazendo matéria. ainda bem que trabalho com assunto que gosto e em um universo pelo qual tenho paixão antes de pensar em fazer jornalismo: rock e artes :)

Sumaia Villela disse...

As "categorias" sempre sentem o amargo da sua função, né? Vou com os colegas, que repórter sofre com pauta mal feita, mas também concordo com seu post, principalmente na ação completamente altruísta de entregar uma grande história a quem não moveu uma palha para descobrir.
Mas se serve de consolo aos produtores de TV, repórter de impresso se lasca para segurar a onda do chefe de reportagem (o único que sobrou na produção, fora os estagiários, pelo menos na minha cidade), que está sempre sobrecarregado, de preferência mandando você para o outro lado do mundo com a ordem de "procurar" um desabamento de terra em uma área do tamanho dos resquícios da mata atlântica brasileira.

Duda Rangel disse...

A relação entre produção e reportagem deve ser de parceria. Sempre. Vaidade demais, de ambos os lados, só atrapalha.
Abraços a todos.

Camila disse...

Já vivi dias de produtora, mas hoje trabalho como repórter de TV e acho ridículo quem desmerece o trabalho de um produtor... É duro, tem pressão, as pautas são mirabolantes, mas... o lado de quem vai para campo também é foda. Num mundo ideal, produtores e repórteres discutiriam pautas, fariam marcações juntos, iriam para campo juntos... Mas isso raramente acontece, uma pena. Concordo que deve haver parceria e respeito. Mas as vezes queria ver uns produtores vivendo um dia de rua também, seria interessante, nem que fosse para entenderem o outro lado, mesmo porque ser pressionado numa sala com banheiro e ar-condicionado é bem melhor do que levar mijada de chefe no meio de uma alagação, com lama até a canela! E ah... repórter estrela tem mais é que se lascar mesmo, hehehe!

Anita disse...

Sou produtora de rádio e compartilho disso aí. Se o cara não atende o telefone, seja lá porque motivo for, a culpa é do produtor, claro. E os apresentadores, no meu caso mais que os repórteres, além de não quererem colaborar como processo criativo, ainda soltam uns "nossa, que pauta meia boca, hein?". VEM FAZER MELHOR! Ler o negócio lá na hora é papinha. Quero ver produzir quatro entrevistas, pautar, atender ouvinte, sambar, etc tudo em uma manhã.
DESABAFEI, hahaha!

Duda Rangel disse...

Falou e disse, Camila.
Anita, é isso aí, desabafa, põe tudo pra fora. Este espaço é pra isso mesmo.
Beijos.