sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A sindicalização dos sem-canudo


Com o fim do carnaval (ufa!) e o início oficial de 2010 no Brasil, passamos a debater um tema de extrema importância para os novos rumos do jornalismo. Calma, pessoal, não falo dos modelitos de vestido da Patrícia Poeta no Fantástico, mas da possibilidade de o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – que defende o diploma como parte da regulamentação da profissão – aceitar a filiação de profissionais sem o bendito canudo. Leia aqui o manifesto dos companheiros paulistas. A polêmica é pauta da próxima enquete, já no ar. Você é a favor ou contra a idéia?

Aproveito também este post para anunciar o resultado da última pesquisa – O que é pior para um jornalista no carnaval?. A alternativa vencedora foi “Ficar, simplesmente, de plantão enquanto a maior parte das pessoas se diverte”, com 33% dos votos, prova que jornalista não agüenta mais trabalhar em feriadão. Além de morrer de inveja de quem está no bem-bom.

Mas o negócio é ficar em alerta. Com tanto jornalista sem diploma ciscando por aí, estou começando a achar até perigoso folgar nos dias atuais. No carnaval, por exemplo, a RedeTV! montou uma equipe talentosíssima de repórteres sem graduação em jornalismo, com Iris Stefanelli, Carla Perez, Mirella Santos, Viviane Araújo e outras mais. A concorrência está cruel, minha gente, muito cruel.

3 comentários:

marifreica disse...

Eu não tinha conhecimento dessa "talentosíssima equipe de jornalistas" da RedeTV! Agora tô realmente chocada...

Cedê Silva disse...

Aceitar jornalista sem canudo não é questão de ser a favor ou contra. É a LEI. É o que mandou o STF. E ponto final. Ser contra é ser contra a Lei.

Duda Rangel disse...

Cedê,
Concordo que lei tem de ser respeitada, porque é lei e ponto final. Mas ser contra ou não concordar é um direito legítimo de todos. Um grande abraço!