quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TCC


O TCC é uma aporrinhação para o estudante de Jornalismo. Um esforço danado pra quem passou quase quatro anos numa vida serena, entre aulinhas sem graça e a cervejinha no bar. Com o TCC, são meses de abstinência social. Pode ser monografia, livro-reportagem, documentário. Não importa. É um trabalho de conclusão de curso que teima em nunca acabar.

TCC requer criatividade pra escolher um tema original. Sorte pra descolar um orientador gente boa. Madrugadas de leitura. Debates em grupo de avivar gastrite nervosa. Pesquisas, entrevistas, páginas e páginas de citações teóricas. Revisa aqui, compila ali, encaixa acolá. Trabalhos que mais parecem um Frankenstein. Tem estudante que surta. Tem estudante que enfim descobre onde fica a biblioteca da faculdade.

TCC tem dedicatória brega do aluno à família que o apoiou. E penou para pagar o curso. À paciência do orientador, sempre com tempo curto e mil outros projetos para acompanhar. TCC tem a porra da formatação da ABNT. Papel branco A4, Times corpo 12, margem de 3 centímetros à esquerda, parágrafo com recuo de 2 centímetros, referência bibliográfica assim, sumário assado, não sei o quê em itálico, em caixa baixa, em caixa alta.

TCC exige sangue-frio do estudante para lidar com o furo de um dos membros da banca às vésperas da banca. Agilidade para conseguir um substituto pra ontem. É uma mistura de tensão e ansiedade até a apresentação final do trabalho, quando o professor-orientador, do alto de sua sabedoria acadêmica, atesta que seu pupilo está apto para ser JORNALISTA!!! Papai e mamãe ficam orgulhosos. Todos se abraçam, riem, choram.

Então, o jornalista cai no mercado de trabalho e descobre que fazer um TCC é algo até bem sossegado, sabe?


Já comprou o livro do Duda Rangel? Conheça a loja aqui, curta, compartilhe. Frete grátis para todo o Brasil.

Curta a página do blog no Facebook aqui.

48 comentários:

Anderson disse...

Verdade! hahaha O TCC é fichinha perto de um mercado de trabalho que mais parece um liquidificador onde somos jogados com todas as nossas esperanças de foquinhas - que nao duram muito, diga-se.

Joyce Noronha disse...

"Um esforço danado pra quem passou quase quatro anos numa vida serena, entre aulinhas sem graça e a cervejinha no bar. Com o TCC, são meses de abstinência social."

Nem me fala... A abstinência social é a pior parte!!! Entreguei a primeira parte da "Tragédia Final de Graduação" ontem. (TFG= Trabalho Final de Grad.) Uma amiga entrgou sexta passada e já está fazendo lâminas e estudando pra defesa dia 10/12... Essa coisa NÃO acaba!!!

Mas Duda, como sempre... Pura verdade com muito humor. Parabéns!

Carla disse...

Duda, sei bem oq é um membro da banca falhar na última hora, aconteceu com o meu TCC em 2009, graças a Deus arrumei outra pessoa rapidinho e consegui tirar dezzzzzzzzzzzzzzzz...

Mariana Serafini disse...

caráleo! que merda!
apresentei o TCC anteontem.
eu pensei que tivesse acabado!

#fail

randy disse...

Se tivesse mais umas laudas, já era um tcc. bom texto!

Paloma Varón disse...

Ahahaha, destaque para a porra da ABNT. E para o final, é claro: TCC não é nada perto do que está por vir!

thayspetters.blogspot.com disse...

E o pior é que ele vai passar o resto da vida se vangloriando de um "10 com louvor" haha
pobres mortais!

Wesley Prado disse...

Ai, meu deus, a minha "tragédia" começa ano que vem...

Laura Trápaga disse...

Incrível! Apresentei o meu TCC ontem e essa descrição se encaixou perfeitamente!!

Maryon disse...

Esqueceu de falar que TCC são litros e mais litros de lágrimas por esse e por aquele motivo!

E mais uma porrada de coisas que eu estou vivendo no momento. Por mais verdade que seja, esse post me trouxe alegria nesse momento filha da puta que é a porra do TCC!

Abraço

Rebelc disse...

Meu TCC foi há longínquos 17 anos, me lembro que deixamos a pesquisa de campo para o 45 do segundo tempo. Último minuto, da última hora, do último dia mesmo. Pesquisa seria feita nas bancas de jornais da praçca XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto. Porém, na noite anterior, um vendaval destruiu a praça, derrubou árvores e restaram duas ou três bancas, daquelas de lata, em pé, em toda aquela região. Nosso TCC quase foi por água abaixo, liralmente :)

Guilherme disse...

Às vezes acho que TCC não serve pra p... nenhuma depois que vi como o mercado de trabalho valoriza os jornalistas formados, que ainda têm de concorrer com os não-formados (que aceitam ganhar qualquer mixaria e acabam ocupando o lugar de quem realmente merece).

Unknown disse...

Meu sofrimento começa próximo ano... :/

Anna Magagnin disse...

Realmente, colega o TCC, embora tenha sido o mais difícil da vida acadêmica era barbadinha perto do mercado que nos espera....
Esses dias me perguntam o que eu sentia em relação ao curso da Fabico e eu respondi, sem pestanejar, "saudade"

Anna Magagnin disse...

Realmente, colega o TCC, embora tenha sido o mais difícil da vida acadêmica era barbadinha perto do mercado que nos espera....
Esses dias me perguntam o que eu sentia em relação ao curso da Fabico e eu respondi, sem pestanejar, "saudade"

Clarissa Pacheco disse...

Aiii, meu deus, que minha odisséia no espaço começa no ano que vem!! =|

Júlio Castellain disse...

...
Que beleza!!!
Belo estímulo. rs.
Abraço.
...

A Viajante disse...

Isso foi no seu tempo Duda...vc esqueceu de falar sobre os que hoje fazem TCC como profissão e os vendem a preço de banana na internet...a geração Y não quer saber de fazer TCC, apenas o compra na mão desses imbecis sem ética, na mesma rapidez e ao mesmo tempo que conversa no msn, com cinquentas janelas abertas, baixa filmes, vídeos e músicas na net...

Unknown disse...

Há uma semana fiz munha apresnetação.

A impressão que tenho é que, um peso enorme saiu das minhas costas.
Agora, sobre o mercado de trabalho realmente, sei que a coisa tá feia...

Pietra Luña disse...

adorei!!! heeheeh abçs, Pietra

Letícia Iambasso disse...

Já comecei a chorar esse ano esperando a aprovação do pré projeto do meu TCC.
Imagino o ano que vem como será.
Mas em todos os cursos são assim, você realiza um "grande trabalho", mas nem sabe o que te espera dentro do mercado.

Thais Siqueira disse...

Muito bom!!! Vou guardar o texto pra me preparar e ler toda vez que me lamentar por estar fazendo o TCC!!!

"Calma que depois piora".. rsrs... beijos!

Danilo Reenlsober disse...

Hahahahaha Pois é, passei por isso. Na verdade, apresentei meu TCC ontem. Regra seguida: professores saindo da banca na véspera da apresentação, orientador vangloriando o trabalho, gente chorando, nervosismo corroendo por dentro...

Agora que já posso dizer que sou jornalista, quero cair ai nesse mundão sem porteiras...

Duda Rangel disse...

Com o TCC, o estudante de Jornalismo aprende algo muito importante: a reclamar da vida...rs. Obrigado por dividirem suas experiências neste espaço. Aos que ainda vão enfrentar uma banca, boa sorte. Acreditem: não dói nada. Abraços.

@fabbess disse...

tô passando por essa tragédia...pra completar passei por outra tragédia: roubaram meu notebook neste sábado com meu TCC... A banca estava marcada para o dia 23 de dezembro, adiamos para o dia 7 de janeiro. Por sorte eu tinha o back up no google docs. Mas perdi as citações de 2 tópicos em aberto. Inconsolável.

Alexandre disse...

Existe vida após o TCC?

Vou começar a fazer o meu semestre que vem. Já tá me tirando o sono.

Silvana Chaves disse...

Saudade de passar por aqui, Duda!
Só falo uma coisa: tenho trauma do meu TCC...

Bj grande!

Denise Guerra. disse...

Oi Duda! Apresentei meu TCC terça-feira, dia 7 de dezembro.Passei.... ainda bem, porque não aguentaria reprovação. rsrs E o mercado avassalador, já estou conhecendo muito bem... Que me sobre ainda para este mês, muita energia e disposição. E ah, seu blog é ótimo! Me divirto sempre!

Anônimo disse...

Isso tudo não é nada. Pior é a porra do TCC de direito que eu tenho que fazer para concluir a bosta da faculdade de direito que estudei tanto para entrar. Que aliás, nem se chama TCC, se chama "tese de láurea". Só o nome já é de bocejar.

Jornalista reclama demais.

Duda Rangel disse...

@fabbess, boa sorte!
Alexandre, existe, sim, vida após o TCC. E bem dura.
Silvana, que bom te ver de novo por aqui. Volte mais vezes.
Denise, parabéns pelo TCC e sucesso na carreira.
Anônimo, meu caro, o teu TCC se chama tese de láurea? "Adevogado" é chique mesmo!
Abraços.

Tatyana Alves disse...

Tô com tigo e num abro Duda... O mercado de trabalho tá fodah. Eu não consegui entregar meu TCC, estou desempregada e ainda não sei se quero mesmo ser uma jornalista..."Alguém pare o mundo que eu quero descer!"

Duda Rangel disse...

Tatynha, boa sorte na carreira! Beijos.

Dayse Hellen disse...

Como me identifico com seus textos. Esse do TCC então... Apresentei o meu semana passada e até hoje ainda penso naquelas correçõezinhas que devem ser feitas para entregá-lo com aquela capa preta. Quanto a abstinência, realmente, perdi toda a minha vida social com ele. Mas sei que a profissão não vai me deixar ter vida social, então é melhor me acostumar.

Duda Rangel disse...

É isso aí, Dayse. Beijão.

Murilo Dotto disse...

Vou começar o meu no próximo semestre,mas uma coisa é certa: TCC (Tem Coisa Chata) nessa vida hein?!

anna disse...

Além da gastrite nervosa, tem aquela provocada pelos litros de café e ácidos similares, que tomamos para nos mantermos acordados! hehe

Duda Rangel disse...

Boa sorte, Murilo.
anna, se não fosse o café...
Abraços.

Janaína A.da Silva disse...

Noites sem dormir..Estomago doendo e vc não tem fome :S
Mas vale a pena.Estou terminando o meu e rumo a banca final.
Logo logo jornalista diplomada ^^

Duda Rangel disse...

É isso aí, Lady Jana. Falta pouco. Banca não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Talvez de seis ou cinco...É brincadeira. Sucesso.

Anônimo disse...

TCC é ficha perto desse mercado de fome no jornalismo. Eu sou formado desde 2009 e até hoje.... Eu me arrependo e penso em fazer outro curso, mas eu quero ressaltar que gosto muito de jornalismo..

Eliane Nunes disse...

Pior é a gente fazer tudo isso e a porra do Gilmar Mendes decidir que o diploma não vale nada...

Unknown disse...

É e está sendo assim para mim: http://otrampocerto.blogspot.com/2011/11/tcc-trabalho-de-conclusao-de-curso.html

Mai & Manu Lima disse...

Poxa, você escreveu a mais pura verdade!...Nem sei o que dizer!!!
AMEI O TEXTO!

Duda Rangel disse...

Valeu pelas mensagens. Sucesso aos que estão fazendo TCC e aos que estão entrando no mercado.

Anônimo disse...

Excelente Duda! O TCC foi o culpado de eu ir ao Rio de Janeiro, ficar três dias e não ver cor de Copacabana, Ipanema, Cristo Redentor, Bondinho etc.

Luciana disse...

Muito bom o texto...não passei noites sem dormir para escrever, até porque não conseguia, tive a sorte de achar uma mega orientadora, e ninguém da banca desistiu...mas a infeliz da norma da ABNT..haaaaaaaaaaaaaa essa eu não vou esquecer nunca...foi pior que transcrever todas as entrevistas e ler todos os textos kkkkkkkkkkk Mais que lembrança foi meu traumaaa...

Anônimo disse...

Você descreveu tudo que passei durante todo o ano de 2009, porque TCC que é bom dura o ano inteiro!!! rsrsrs. Quanto choro, quantas dúvidas, quantos perrengues.
Eliane

Duda Rangel disse...

Rodrigo, Luciana e Eliane, obrigado pelos comentários, pelas histórias compartilhadas. Abraços.